Diversão

Romero Britto: obras e biografia

Romero Britto é um dos artistas mais conhecidos no mundo todo, principalmente com relação às cores de suas peças. Brasileiro, mas radicado nos Estados Unidos há anos, é um verdadeiro sucesso entre as celebridades americanas.

Pintor, escultor e serígrafo, Romero Britto já pintou diversas personalidades e tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Entre os famosos representados pelas cores e traços do artista estão Neymar, Shakira, Michel Jackson e Dilma Rousseff.

Então, se deseja conhecer mais sobre a biografia e os quadros de Romero Britto, você está no lugar certo. Aqui vamos entender melhor sobre a vida e obra de um artista brasileiro conhecido internacionalmente.

Biografia de Romero Britto

Romero Britto nasceu em 6 de outubro de 1963, na capital pernambucana, Recife. Filho de Lourdes Britto e Rosemiro Britto, o menino que sempre sonhou em ser artista cresceu ao lado de oito irmãos e irmãs.

Mesmo com condições modestas de vida, Britto driblou as dificuldades com uma criatividade inata. Com isso, transformava materiais descartáveis em suas primeiras experiências com a arte.

Romero Britto

Romero Britto é brasileiro, natural de Pernambuco, que conseguiu reconhecimento internacional (Foto: Reprodução | Instagram/Romero Britto)

“Autodidata em tenra idade, ele pintou o que viu e o que imaginou em superfícies como jornais, papelão ou qualquer fragmento que pudesse encontrar”, destaca o site oficial do artista. (1)

Mas antes de seguir a carreira de artista, iniciou o curso de Direito pela Universidade Católica de Pernambuco. Logo reconheceu que essa não era sua área de atuação e empenhou-se para se dedicar aos caminhos artísticos.

Na primeira viagem internacional, em 1983, Britto aterrissou em Paris. Em terras francesas conheceu o trabalho de diversos artistas, como o de Matisse e Picasso. Ainda na Cidade Luz ele fez algumas exibições de suas peças em galerias e shows particulares.

Em seguida, foi para os Estados Unidos encorajado por artistas amigos. Nessa época, o estilo pop art estava florescendo, assim como a paixão de Romero por esse gênero. Por isso, criou um estúdio em Miami aberto ao público.

Veja também: 20 desenhos para colorir famosos [1]

Família

Romero Britto é casado com a norte-americana Cheryl Ann Britto, desde 1988. Com ela, o artista tem um filho chamado de Brendan Britto. Desde o casamento, a família mora em Miami, na Flórida.

Uma curiosidade sobre o pintor brasileiro é ser irmão, por parte de pai, do técnico de futebol Baltermar Britto.

Carreira

Durante toda a carreira como artista, Romero Britto ganhou diversos prêmios e reconhecimento mundial. O trabalho desse brasileiro foi exposto em mais de 100 países, incluindo espaços importantes como o Salão da Exposição da Sociedade Nacional de Belas Artes no Carrousel du Louvre.

“Em 1988, ele foi selecionado junto com Andy Warhol e Keith Haring para a campanha ‘Absolut Art’ da Absolut Vodka.” (1) Além disso, ele é considerado o primeiro artista vivo a expor sua arte no Museu Soumaya.

Berlim, Nova Iorque e Londres são alguns dos lugares que receberam instalações esculturais de Britto. Em solos brasileiros, em 2001, foi inaugurada a Galeria Romero Britto, que fica localizada em São Paulo.

Outras informações sobre o artista relacionadas ao Brasil é o reconhecimento que ele possui. Por exemplo, ele é considerado embaixador da Copa do Mundo de 2014 e do Mundial dos Jogos Olímpicos no Rio 2016.

Romero Britto em exposição

Romero Britto em uma exposição de suas obras (Foto: Divulgação)

Ativismo e filantropia

Com todo o esforço na vida e na carreira, Romero Britto se tornou um grande ativista e filantrópico. Por isso é considerado um atuante no meio artístico e benfeitor em organizações de caridade em todo o mundo.

Romero acredita que a arte é muito importante para não compartilhá-la, por isso doa tempo, recursos e artes para mais de 250 instituições de caridade. Diante de tudo isso, é descrito como “um crente firme no papel de um artista como um agente de mudança positiva”.

Veja tambémComo fazer caderno de desenho [2]

Romero Britto obras

O artista é conhecido internacionalmente pelo estilo pop seguido em suas obras. No entanto, Britto também carrega em seus traços influências do cubismo e das peças de Picasso. Trazendo assim um estilo icônico.

Em descrição feita pelo The New York Times, as obras de arte de Romero Britto exalam “calor, otimismo e amor”. (1)

Atualmente, as peças desse artista variam entre quadros, artigos de decoração para casa, impressões, esculturas, posteres e até mesmo cartões de presente. Além disso, ele possui uma coleção de trabalhos para o público infantil chamada de Britto Kids.

Características dos trabalhos

Tanto as esculturas como as pinturas de Britto carregam cores vibrantes como a principal característica. Além disso, as peças são bem demarcadas, muitas vezes com formas geométricas que preenchem a tela.

Também vale ressaltar que os trabalhos são retratados de forma alegre, por isso que na maioria das vezes os animais ou personagens estão sorrindo.

Outro aspecto importante é que as pinturas de Romero são versáteis. Isso porque, elas tanto podem trazer o retrato de algum artista como também podem fazer uma releitura de quadros famosos. Um exemplo disso é a Mona Lisa de Leonardo da Vinci, que é transformada em um gato colorido na peça Mona Cat.

Preços das peças

Todos os trabalhos desse artista brasileiro radicado nos Estados Unidos são comercializados no site [3] do artista. Os preços são avaliados em dólar e variam de acordo com a finalização das peças.

Sendo assim, você pode adquirir posteres por até $ 18, equivalente a R$ 66,25. Ou garantir impressões que podem chegar até $ 7.500, o que corresponde a R$ 27.603,75.

Mona Cat

Mona Cat é uma das obras mais reconhecidas do artista (Foto: Divulgação)

Obras mais famosas de Romero Britto

Romero Britto na escola

O trabalho desse artista brasileiro pode compor as aulas de artes na escola. Ao trabalhar cubismo, arte moderna ou pop art em sala de aula, as pinturas e esculturas de Romero Britto podem servir para ilustrar um pouco desses estilos aos alunos.

Além disso, o pintor também serve como exemplo de perseverança, uma vez que veio de família humilde e mesmo assim é hoje reconhecido no mundo inteiro. E o melhor, trata-se de um brasileiro, trazendo o universo da pintura e escultura para mais próximo dos estudantes.

Uma outra forma de trabalhar o estilo de Britto em sala de aula é usando-o como inspiração para novas peças elaboradas pelos alunos. Pinturas à lápis ou com tintas podem ser uma maneira de abordar esse conteúdo na sala de aula.

Mas claro, sempre lembrando de mostrar as obras e falar um pouco sobre a biografia desse artista brasileiro de renome internacional que é Romero Britto.

Veja tambémConheça as cores primárias e por que recebem esse nome [4]

Referências

1. BRITTO, Romero. “A história de Romero”. Disponível em: https://britto.com/es/la-historia-de-romero/. Acesso em 9 de janeiro de 2019.