Publicado por Débora Silva

Simplificar uma fração é uma forma de escrever a mesma fração, porém reduzindo o numerador e o denominador a números menores. A simplificação de frações nos permite encontrar uma fração equivalente, mas na forma reduzida.

E como sabemos que uma fração está totalmente simplificada? Devemos verificar se o seu numerador e denominador estão reduzidos a números que não possuem termos divisíveis entre si.

Como fazer a simplificação de frações?

Antes de aprendermos a simplificar frações, é importante que você tenha em mente que, quando simplificamos uma fração, não estamos alterando o seu valor matemático, estamos apenas obtendo uma fração equivalente, isto é, frações que são escritas de maneiras diferentes, mas que representam a mesma parte de um todo.

Saiba como fazer a simplificação de frações

Foto: depositphotos

Por exemplo, a fração 8/16 possui as seguintes frações equivalentes: 8/16 = 4/8 = 2/4 = 1/2.

Simplificar uma fração é realizar a divisão do numerador e do denominador pelo mesmo número inteiro.

Nós podemos simplificar uma fração por partes ou pela identificação do máximo divisor comum aos dois termos.

Simplificação de frações por partes

Uma das maneiras de simplificar frações é dividi-las várias vezes até que não seja possível encontrar um número que divida o numerador e o denominador.

Preste atenção no exemplo a seguir:

24/36 : 2 = 12/18 : 2 = 6/9 :3 = 2/3

Observe que, quando chegamos à fração equivalente de numerador 2 e denominador 3, não conseguimos mais dividi-la. Desta maneira, temos a certeza de que reduzimos a fração inicial de numerador 24 e denominador 36 ao máximo possível.

Simplificação de frações pelo MDC

Nós também podemos simplificar a fração uma única vez. Isso é possível quando identificamos o máximo divisor comum (MDC) aos dois termos.

Por exemplo, o máximo divisor comum aos números 24 e 36 é o 12. Observe o seguinte exemplo de simplificação de frações pelo MDC:

24/36 : 12 = 2/3

Veja mais!