Português

Saiba diferenciar os textos injuntivos dos prescritivos

Você sabe qual é a finalidade dos textos injuntivos e dos textos prescritivos? Eles servem para incitar uma ação e ajudam o leitor o guiando por meio de informações relevantes durante o decorrer de determinado conteúdo.

Você sabe diferenciar um texto injuntivo de um texto prescritivo? Não? Então este artigo foi feito para você, Confira!

Saiba diferenciar os textos injuntivos dos prescritivos

Foto: Reprodução/ internet

Textos injuntivos e textos prescritivos são sinônimos?

Depende. Alguns autores consideram que textos injuntivos e prescritivos sejam de fato sinônimos, no entanto, podemos distinguir os textos devido ao grau de obrigatoriedade existente no seguimento das instruções dadas.

Os textos injuntivos ajudam, recomendam, aconselham e informam dando certa liberdade de escolha ao interlocutor. Já os textos prescritivos são exigentes, obrigam, ordenam e impõem, exigindo que as determinações sejam cumpridas da forma que estão referidas, sem possibilidades de alterações. Vamos entender melhor com dicas mais detalhadas.

Texto injuntivo e suas principais características:

Onde podemos encontrar textos injuntivos:

Exemplo de texto injuntivo: “coloque em uma panela em fogo médio uma lata de leite condensado, em seguida, junte cinco colheres de sopa de chocolate em pó. Mexa suavemente, sem parar, até que a calda vá engrossando e comece a desgrudar do fundo da panela. Despeje a mistura em um recipiente previamente untado com manteiga e deixe esfriar por alguns minutos. Depois, com a ajuda de uma colher, faça pequenas bolas com as mãos e passe-as no chocolate granulado de sua preferência.” (Receita de doce de brigadeiro).

Texto prescritivo e suas principais características:

Onde podemos encontrar textos prescritivos? Exemplos:

Exemplo de texto prescritivo: “Parágrafo primeiro: em caso de mora no pagamento do aluguel, será aplicada multa de 5% (cinco por cento) sobre o valor devido, juros mensais de 1% (um por cento) mais correção monetária sob o valor total da dívida, com base no índice nacional de preços ao consumidor – IGPM, fornecido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.” (Trecho de um contrato de aluguel de imóvel).