Publicado por Katharyne Bezerra

Se você quer saber qual foi o primeiro chocolate do mundo, você está no lugar certo. Isso porque, com este artigo é possível descobrir toda a história do doce mais amado do mundo.

Portanto, há informações desde a descoberta do cacau até a utilização desse fruto hoje em dia. Além disso, o Estudo Kids também traz um visão dos tipos de chocolates que existem.

Qual foi o primeiro chocolate do mundo?

Em primeiro lugar, é importante saber que o uso do chocolate é muito antigo. Para se ter uma ideia, o cacau era utilizado desde muitos anos antes de Cristo. De acordo com historiadores, há indícios desses frutos nos anos de 1.100 a 1.400 antes de Cristo.

Os Maias foram os primeiros a utilizarem o cacau

O chocolate é extraído a partir da gordura das sementes do cacau (Foto: depositphotos)

Para a engenheira de alimentos, Daniele Castro, a paixão pelo chocolate é antiga. Uma vez que os povos Maias e Astecas preparavam uma bebida semelhante ao atual chocolate quente. Tudo isso há mais de 3 mil anos, em territórios que hoje fazem parte do México.

“[…] povos pré-colombianos da América Central, misturavam as sementes torradas e moídas do cacau em água quente ou vinho e temperavam a bebida com baunilha, pimenta e outras especiarias”, explica a especialista, em trabalho produzido para a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Além de ser utilizado nas bebidas, o cacau também era tido como moeda de troca pelos Maias. Característica essa que foi mantida até o século passado em algumas regiões da América Central.

Contudo, apenas em 1502 o cacau foi experimentado pelos europeus. De acordo com Daniele, Cristóvão Colombo teria surpreendido um navio carregado de produtos agrícolas, incluindo o cacau.

Como consequência, Colombo tomou posse da carga e levou para a Europa. Mesmo assim, o cacau não teve grande importância naquela época. Mas anos depois o conquistador espanhol Hernando Cortez presenteou o rei com cacau, dando a este fruto um novo capítulo em sua história.

A origem do chocolate conhecido hoje em dia

Depois que Cortez presenteou o rei da Espanha com baús cheios de grãos de cacau, o fruto tornou-se um “tesouro” para a corte espanhola. Assim, o chocolate passou a ser uma bebida na moda, mas apenas para os ricos da época.

Ainda segundo a engenheira de alimentos, o chocolate também era tido como um produto capaz de curar qualquer enfermidade. Além de servir aos paladares dos ricos da nobreza espanhola.

Veja também: Como o chocolate é feito?

“Os espanhóis, por acharem a bebida indígena muito amarga, substituíram a pimenta pelo
açúcar. Por quase um século eles guardaram esse segredo”, revela Daniele Castro.

Em 1585, após o primeiro grande embarque de cacau (da cidade de Vera Cruz,
no México, para Sevilha, na Espanha), a fama do produto se espalhou por toda a Europa.

E então, em pouco tempo, França, Holanda e Inglaterra estavam produzindo o próprio cacau. Mesmo assim, a bebida era destinada a pessoas ricas. Por exemplo, em 1700 os ingleses passaram a fabricar o chocolate com leite, ao invés de água. Essa substituição custou no aumento dos preços da bebida.

A popularização do chocolate

Com a alta de produção de cacau em vários lugares do mundo, o fruto tornou-se comum. Consequentemente, a bebida se popularizou e deixou de ser monopólio dos ricos europeus. E com o passar do tempo o chocolate passou a ser adicionado em bolos, doces e até sorvetes.

Outros acontecimentos marcaram a história do chocolate, como:

  • 1828: Marco da criação de um método mais barato para espremer a gordura das sementes de cacau torradas. Além do início da fabricação do chocolate em pó;
  • 1849: Data para a fabricação da primeira barra de chocolate comestível;
  • 1867: Criação de um processo para melhorar a qualidade dos bombons.

História do chocolate no Brasil

No século 17 o Brasil se tornou o maior produtor de chocolate do mundo

O chocolate é um dos alimentos mais populares, sendo muito usado no culinária em geral (Foto: depositphotos)

Durante o século 17 houve uma grande virada na indústria do chocolate. Durante essa época a Espanha estava diminuindo a produção, dando lugar para o crescimento do Brasil na área.

Com isso, o Brasil se tornou o maior produtor de chocolate do mundoStatus esse que durou até o século 20. Segundo Daniele Castro, atualmente a produção encontra-se em declínio devido ao ataque provocado pela Vassoura-de-bruxa na região de Ilhéus, na Bahia.

“O fungo Crinipellis perniciosa ataca os frutos, as folhas e os brotos de cacaueiro. Essa praga chegou à região em 1989 e já infectou 95% das lavouras“, afirma a engenheira de alimentos.

Resumo sobre o chocolate

1. Qual é o país de origem do chocolate?

“Muitos povos acreditam que os astecas foram os primeiros a desenvolver o chocolate. No entanto o chocolate existe há mais tempo. Os antigos Maias, que habitaram o que atualmente é o sul do México e América Central, já comiam chocolate“, explica Daniele Castro.

Contudo, foi na Espanha que surgiu o chocolate mais semelhante com o que hoje em dia é comercializado. Os Maias usavam especiarias e pimentas junto ao cacau, dando à bebida um gosto mais amargo. Por isso, os espanhóis trocaram esses aditivos pelo açúcar.

2. Quem foi que criou o chocolate?

Cada povo teve sua contribuição durante toda a história do chocolate. Por exemplo, os Maias foram os primeiros a utilizarem o cacau. Depois os espanhóis usaram o açúcar para ficar uma bebida mais doce.

No entanto, em 1700 os ingleses substituíram a água pelo leite. Os holandeses, por sua vez, conseguiram deixar o chocolate mais escuro e com gosto mais suave. Já em 1879, o chocolateiro suíço Daniel Peter decidiu usar o leite em pó para fazer o chocolate ao leite.

Veja também: Conhecendo a produção do chocolate em pó

3. Quais são as matérias primas do chocolate?

De acordo com a engenheira de alimentos, o processo de transformar cacau em chocolate passa por algumas etapas. O primeiro passo é a seleção dos grãos de cacau.  Seguido da torrefação e remoção das cascas.

As sementes resultantes desses processos anteriores passam pelo misturador. Assim, ela é triturada até obter uma pasta espessa. Só então são acrescentados o açúcar e a baunilha.

Tipos de chocolates e suas principais características

A versão mais saudável é o chocolate amargo pois possui menos açúcares

Entre os tipos mais conhecidos estão: ao leite, branco, diet e amargo (Foto: depositphotos)

Existe uma série de chocolates em todo o mundo. Isso tudo para conseguir atingir o máximo de público possível. O que vem dando certo, pois essa especiaria é um dos doces mais famosos. Portanto, entre essa variedade, os chocolates mais populares são:

Chocolate ao leite

Como o próprio nome já diz, esse chocolate leva leite em sua composição. Além disso, o cacau também divide espaço com o açúcar. Devido a esses ingredientes, essa versão é mais doce.

Chocolate branco

Enquanto que o chocolate ao leite leva um pouco de cacau, o branco tem em sua composição mais manteiga de cacau. Por essa razão, é considerado o menos saudável.

Chocolate amargo

Tido como o mais saudável de todas as opções, o chocolate amargo é a versão que mais possui cacau. E existem variações desse tipo, entre elas as opções que vão desde as menos amargas até as de 100% cacau.

Chocolate diet

Por fim, o chocolate diet que é tido como uma opção para quem tem restrições na alimentação com relação ao açúcar.

Veja mais!