Publicado por Robson Merieverton

Em meio a tantas culturas diferentes e a extensão territorial dos continentes, certamente você já deve ter se perguntado quantos países existem no mundo?

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), até o ano de 2014 foram contabilizados 194 nações. Todos esses países encontram-se distribuídos entre os cinco continentes da terra: América, Europa, Ásia, África e Oceania.

Para entrar na conta da ONU, as nações precisam obedecer a alguns critérios, entre eles: ter fronteiras definidas, sustentação econômica a partir de uma moeda e soberania nacional.

Por isso você pode até achar estranho a ausência de certos países na lista.

saiba-quantos-paises-existem-no-mundo

Foto: depositphotos

Detalhando a distribuição dos países

Contabilizando a distribuição dos países nos cinco continentes, a África aparece em primeiro lugar com 54 do total, seguida pela Europa (50), Ásia (48), América (35) e, por último, a Oceania com 14 dos 194 países do mundo.

Ausências

Existem lugares que são concebidos como países, mas que não constam na lista da ONU. O Vaticano, por exemplo. Apesar de ser um país soberano e reconhecido internacionalmente, não faz parte da lista.

A Palestina, não é reconhecida enquanto Estado, nomeadamente por Israel; Taiwan, pois a China não reconhece a sua independência; Kosovo, que proclamou a sua independência da Sérvia, mas não foi reconhecido como Estado.

Além disso, a ONU não contabiliza possessões e territórios. A Groenlândia, por exemplo, fica de fora porque é território da Dinamarca.

Um pouco de história

Essa atual contagem pode até parecer pouca, se levada em consideração o tamanho dos continentes. Porém, ela já foi bem menor, até pouco tempo atrás.

O final da 1ª Guerra Mundial (1914-1918), foi também o fim dos impérios austro-húngaro, na Europa, e turco-otomano, no Oriente Médio, assim como a extinção de ex-colônias da Ásia e da África. Isso acabou contribuindo para que novos países fossem surgindo. Até então, eram somente 57 países.

Outro fato que também contribuiu consideravelmente para a formação de novos países foi o fim da União Soviética, na década de 1990.

Os mais novos países a engrossar a lista da ONU são Montenegro, ex-república iugoslava e Sudão do Sul, que conquistou sua independência do Sudão.

Veja mais!