Publicado por Lia Vieira

Os elementos do clima são características básicas que servem para definir o tipo climático de uma determinada região como:

  • Umidade;
  • Temperatura;
  • Pressão atmosférica;
  • Radiação solar.

A seguir vamos aprender um pouco mais sobre esses elementos da natureza e suas implicações no nosso planeta e, conseqüentemente, na forma como a gente vive.

Saiba quem são os elementos do clima e suas implicações

Foto: depositphotos

Umidade

É a quantidade de vapor de água que encontramos na atmosfera, pode ser encontrada em valores absolutos ou relativos:

Umidade absoluta: é a umidade absoluta do ar que define a quantidade em gramas de vapor de água.

Umidade relativa: é a umidade relativa do ar que é obtida através da relação entre a umidade absoluta e o ponto de saturação (quantidade máxima de vapor de água que o ar consegue reter), em determinado local e momento.

Temperatura

A temperatura medida em graus Celsius, registra o calor da atmosfera de um determinado lugar, cuja variação depende da sua localização e da circulação atmosférica.

Traduz a sensação de calor ou frio sentida pelo corpo humano e baseia-se no princípio de que muitas substâncias se dilatam quando submetidas a uma elevação da temperatura.

Está relacionada com a radiação solar que alcança a superfície terrestre, o número de horas de Sol e a quantidade de energia solar recebida em cada região ou local. Esses aspectos influenciam diretamente na temperatura.

Pressão atmosférica

Quanto maior a altitude, menor a pressão e quanto menor a latitude, menor será a pressão.

Nas regiões mais quentes, o ar se dilata ficando leve, por isso tem uma baixa pressão. Próximo aos polos, o frio contrai o ar, deixando mais denso, tendo uma maior pressão.

Em regiões mais elevadas, de menor temperatura, também encontramos uma menor concentração de moléculas de ar (ar mais rarefeito), e neste caso, menor será a pressão.

Radiação solar

É o calor recebido de tudo que rodeia (sol, paredes, outros animais, o solo, entre outros).

Somente 32% da radiação solar atinge a superfície terrestre. Outros 30% é refletida pelas camadas de nuvens e retornam para o espaço. 6% é refletido pelo solo. Aproximadamente 15% é absorvida na atmosfera, pelo vapor de água e CO2.

Aproximadamente 2% é absorvido na ionosfera, na formação do ozônio, e cerca de 15% da radiação solar incidente é dispersada pelas partículas sólidas e gasosas.

A radiação solar é responsável pelo funcionamento do sistema Terra-atmosfera, sendo a maior responsável pela evaporação da água do planeta Terra, pelo aquecimento e pela movimentação da atmosfera, de forma que todo o clima por ela (radiação solar) é influenciado.

Fatores do clima

São responsáveis pelas características dos elementos do clima e devem ser analisados em conjunto:

  • Latitude: distância de um determinado ponto na Terra ao Equador;
  • Altitude: altura em referência ao nível do mar;
  • Massas de ar: blocos de ar que se deslocam pela superfície terrestre;
  • Continentalidade: extensão dos continentes;
  • Correntes marítimas: massas de água que circulam pelo oceano;
  • Relevo: a topografia pode facilitar ou dificultar a circulação das massas de ar;
  • Vegetação: ameniza o aquecimento.

Por que a temperatura é desigualmente distribuída na superfície da Terra?

Os valores de temperatura variam de um lugar para outro, ao longo do dia e do ano, inclusive em um mesmo lugar devido à forma redonda do planeta Terra, à inclinação do eixo terrestre, ao movimento de rotação da Terra e ao movimento de translação que o nosso planeta executa em torno do Sol.

No Equador, encontramos mais calor, e com isso menos atmosfera, nos polos, menos calor e maior atmosfera.

Veja mais!