Publicado por Natália Petrin

O planeta Terra não foi sempre como conhecemos nos dias atuais. Com aproximadamente 4,5 bilhões de anos, a Terra passou por muitas e muitas transformações estruturais, composicionais e em suas formas de vida.

A formação, por ser complexa e bastante extensa, foi dividida de acordo com as mudanças ocorridas na estrutura, em eras geológicas.

Como definiram as eras?

A periodização do tempo de formação do planeta terra foi estipulada, mas é ocasionalmente alterada, sempre levando em conta os achados fósseis, além das análises das rochas antigas datadas a partir de métodos relativos e radiométricos.

Quais são as eras?

Saiba tudo sobre as eras geológicas e descubra em qual estamos

Foto: depositphotos

As eras são cinco, que estão na seguinte ordem: Arqueozoica, Proterozoica, Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica.

Arqueozoica

A era arqueozoica aconteceu há cerca de 4.5 bilhões de anos atrás, e foi quando a Terra basicamente se formou e surgiram as primeiras rochas e primeiras formas de relevo do planeta. Formaram-se também os escudos cristalinos. Essa era pertence ao Éon pré-cambriano.

Proterozoica

A era proterozoica, por sua vez, aconteceu cerca de 2.5 bilhões de anos. Nela, apareceram as primeiras formas de vida e uma intensa atividade vulcânica. Com isso, originaram-se os primeiros grandes depósitos de minerais metálicos como o ferro e o ouro, por exemplo. Nessa era também se acumulou o oxigênio na atmosfera.

Paleozoica

A era paleozoica aconteceu entre 550 a 250 milhões de anos atrás, período em que a Terra passou por grandes transformações como o surgimento de conjuntos montanhosos, como é o caso dos Alpes Escandinavos, na Europa. Aconteceram também as rochas sedimentares e metamórficas, assim como a formação das grandes florestas e glaciações, e o surgimento de insetos e répteis.

Mesozoica

A era chamada de mesozoica teve início cerca de 250 milhões de anos atrás. O período foi marcado por um intenso vulcanismo e o derrame de lavas. Também nesse período o fundo marinho foi sedimentado, originando a maior parte das jazidas petrolíferas conhecidas atualmente. Houve a divisão do grande continente da pangeia, surgimento de grandes répteis como o dinossauro, surgimento de mamíferos e desenvolvimento das flores nas plantas.

Cenozoica

A era cenozoica está dividida em dois períodos:

O período terciário aconteceu aproximadamente 60 milhões de anos atrás, e foi marcado por um intenso movimento da crosta terrestre. Isso originou os desdobramentos modernos e as mais altas cadeias montanhosas da Terra, como os Andes e os Alpes, por exemplo. Foi nessa era que surgiram as aves e diversas espécies de mamíferos, além dos primatas.

O período quaternário, por sua vez, teve início há aproximadamente 1 milhão de anos atrás, e é como chamamos os dias atuais. Nesse período, as principais ocorrências foram as grandes glaciações, a formação atual dos continentes e oceanos, além de, é claro, o surgimento dos seres humanos.

Veja mais!