Publicado por Priscila Melo

A Segunda Guerra Mundial causou grandes impactos em todo o mundo. Ela é considerada o maior conflito armado que já existiu. Milhões de pessoas morreram nesta guerra que durou 6 anos. Mas você sabe como essa guerra aconteceu? Quais foram os motivos e os principais países envolvidos neste conflito? Vamos conhecer agora um pouco mais sobre ela.

Segunda Guerra Mundial

Foto: Reprodução

A divisão dos grupos

Os principais países que estiveram envolvidos nesta guerra foram: a Itália, Alemanha, Japão, França e Inglaterra. Esses países dividiram-se em dois grupos de acordo com os seus objetivos. Os grupos foram chamados de: os países do Eixo e os Aliados.

O Eixo – era formado por três países, a Alemanha, Itália e Japão. Todos eles possuíam fortes desejos de expandir seus domínios para territórios vizinhos e ilhas da região. Esses países possuíam uma organização política e social totalitária, e devido a estes governos, o setor industrial era bem desenvolvido, principalmente as indústrias de armamentos e equipamentos bélicos (navios, aviões de guerra, tanques).

Os Aliados – era formado por dois países, a Inglaterra e a França. Esses países se uniram em uma aliança com o objetivo de conter o avanço das tropas alemãs sobre muitos dos países europeus. Eles queriam impedir que Hitler conseguisse alcançar seu objetivo que era a expansão por todo o continente. Durante a Segunda Guerra Mundial a URSS se juntou à França e Inglaterra para fazer parte deste grupo.

Como começou?

Em 1930 a Alemanha estaca passando por uma grave crise econômica e política quando Adolf Hitler subiu ao poder. Havia milhões de pessoas sem emprego, passando por muitas dificuldades.
O principal motivo dessa crise eram as indenizações que os alemães foram obrigados a pagar como punição pela derrota da Primeira Guerra Mundial. Quando chegou ao poder, Hitler queria expandir o território da Alemanha e criar o III Reich (Terceiro Império), consequentemente ocuparia quase todo o continente europeu e dominaria os demais povos.
Hitler era um homem totalmente preconceituoso e racista, acreditava que a raça alemã era superior a todos os outros povos, principalmente judeus e eslavos. Com essa linha de pensamento, ele pretendia escravizar os eslavos e aniquilar todos os judeus.

As conquistas da Alemanha

A primeira ação da Alemanha na guerra foi a invasão da Polônia, que aconteceu no dia 1 de setembro de 1939. Hitler queria retomar os territórios que a Alemanha havia perdido durante a Primeira Guerra Mundial. E foi a partir desse momento que a Segunda Guerra teve início.

No começo a Alemanha conseguiu várias vitórias, pois usava a tática da guerra relâmpago. Eles invadiram a Bélgica, França, Hungria, Dinamarca, Noruega, Luxemburgo, Holanda entre outros. Aconteceram várias disputas e bombardeios aéreos na intenção de dominar mais territórios. Para melhorar a situação da Alemanha, eles fizeram um Tratado de Não Agressão com a URSS, mas em 1941 os alemães descumpriram com esse tratado e a partir desse momento a URSS tornou-se aliada da Inglaterra e França.

A resposta dos Aliados

A Alemanha mesmo com todo o seu exército não conseguiu conquistar a URSS. A batalha de Stalingrado foi uma das principais derrotas dos nazistas, e foi a partir desta derrota que os territórios invadidos pelos alemães começaram a ser retomados.
Quando os EUA entraram na guerra os contra-ataques foram iniciados. Depois do ataque dos japoneses a Pearl Harbor, os EUA passaram a lutar contra o Japão no oceano Pacífico. Os ataques dos aliados começaram em várias partes do continente europeu. E em 1944, a invasão da região francesa da Normandia foi que a derrota da Alemanha teve início. O exército alemão já não tinha mais forças para continuar os combates.

Em 28 de abril de 1945 os soviéticos invadiram Berlim e tomaram conta do III Reich, com essas notícias Hitler se matou. No dia 2 de maio o exército alemão se rendeu, mas o Japão quis continuar com a guerra.

Para acabar com a guerra os EUA decidiram jogar uma bomba atômica que atingiu Hiroshima e depois Nagasaki, matando mais de 40 mil pessoas. Com toda essa destruição a guerra teve seu final que foi muito trágico.

Veja mais!