Publicado por Priscila Melo

Na hora de escrever você já ficou na dúvida entres essas três palavrinhas: sessão, seção e cessão? Pois é, essas três palavras são um pouco diferentes na escrita, mas quando as lemos e falamos nas frases não há como perceber diferença alguma já que o som é o mesmo. Mas e agora, como saber qual delas devemos empregar em cada frase? Você sabe o significado de cada uma?

Sessão, seção e cessão

Foto: Reprodução

Quando as palavras são escritas de forma diferente e ao falar elas possuem o mesmo som dizemos que essa palavra é homófona. As palavras homófonas diferem na escrita, como é o caso das palavras sessão, seção e cessão, mas ao ler cada uma delas não existe nenhuma diferença e o significado delas é totalmente diferente, outro exemplo bem comum é: cesta e sexta. Você já tinha prestado atenção nisso? Bom, mas agora iremos dar uma atenção especial às três palavras já citadas acima e descobrir como usar corretamente cada uma delas.

Sessão

Essa palavra é originada do latim (sessio), que significa sentar-se. Desta forma essa palavra significa o espaço de tempo que alguma coisa dura, como uma reunião, um filme, um espetáculo, uma consulta e etc. Nessas sessões é preciso que a pessoa sente-se para que possa assistir ou participar do acontecimento. Veja os exemplos a seguir:

  • Maria se atrasou e quando chegou lá a sessão do filme já havia começado.
  • Ariano fez uma sessão de autógrafos ontem e lançou seu novo livro.
  • A sessão com a nova psicóloga contratada demora muito, mas os pacientes ficam bem satisfeitos.
  • A Câmara de Vereadores iniciou hoje pela manhã uma sessão para decidir se a lei será aprovada ou não.

Seção

Esta palavra é originada do latim (sectio), que significa corte. Desta forma essa palavra significa a parte de um todo, uma divisão ou subdivisão. Também pode significar uma repartição de serviço público ou privado. Veja os exemplos a seguir:

  • O detergente fica localizado na seção de limpeza.
  • Joana compareceu a sua seção eleitoral na hora certa e conseguiu votar.
  • A seção do jornal que fala sobre os esportes veio com falhas de impressão.

Cessão

Essa palavra é originada do latim (cessio), que significa ceder. Desta forma essa palavra significa ceder, dar, conceder, transferir um bem ou um direito. Também pode significar a renuncia ou desistência de algo. Veja os exemplos a seguir:

  • O hospital cancelou a cessão de remédios aos pacientes devido a problemas internos.
  • A cessão do espaço será confirmada na próxima semana por e-mail.
  • O juiz ordenou a cessão dos imóveis imediatamente.

Percebeu como são totalmente diferentes os significados dessas três palavras? Por isso, sempre que for usá-las tenha muita atenção para não se confundir.

Veja mais!