Português

Sessão, seção e cessão

Na hora de escrever você já ficou na dúvida entres essas três palavrinhas: sessão, seção e cessão? Pois é, essas três palavras são um pouco diferentes na escrita, mas quando as lemos e falamos nas frases não há como perceber diferença alguma já que o som é o mesmo. Mas e agora, como saber qual delas devemos empregar em cada frase? Você sabe o significado de cada uma?

Sessão, seção e cessão

Foto: Reprodução

Quando as palavras são escritas de forma diferente e ao falar elas possuem o mesmo som dizemos que essa palavra é homófona. As palavras homófonas diferem na escrita, como é o caso das palavras sessão, seção e cessão, mas ao ler cada uma delas não existe nenhuma diferença e o significado delas é totalmente diferente, outro exemplo bem comum é: cesta e sexta. Você já tinha prestado atenção nisso? Bom, mas agora iremos dar uma atenção especial às três palavras já citadas acima e descobrir como usar corretamente cada uma delas.

Sessão

Essa palavra é originada do latim (sessio), que significa sentar-se. Desta forma essa palavra significa o espaço de tempo que alguma coisa dura, como uma reunião, um filme, um espetáculo, uma consulta e etc. Nessas sessões é preciso que a pessoa sente-se para que possa assistir ou participar do acontecimento. Veja os exemplos a seguir:

Seção

Esta palavra é originada do latim (sectio), que significa corte. Desta forma essa palavra significa a parte de um todo, uma divisão ou subdivisão. Também pode significar uma repartição de serviço público ou privado. Veja os exemplos a seguir:

Cessão

Essa palavra é originada do latim (cessio), que significa ceder. Desta forma essa palavra significa ceder, dar, conceder, transferir um bem ou um direito. Também pode significar a renuncia ou desistência de algo. Veja os exemplos a seguir:

Percebeu como são totalmente diferentes os significados dessas três palavras? Por isso, sempre que for usá-las tenha muita atenção para não se confundir.