Geografia

Significado da bandeira da União Europeia

Entre as curiosidades comuns no mundo, certamente você já se pegou olhando para uma bandeira e começou a se questionar sobre o seu significado. Aquelas com pouco elementos, parece que se mostram ainda mais enigmáticas aos olhos dos curiosos, como é o caso da bandeira da União Europeia. Formada por doze estrelas douradas, dispostas em forma de círculo sobre um fundo azul, o pavilhão é cheio de significados.

A União Europeia

Primeiro de tudo, é importante que se saiba o que é União Europeia. Essa organização é definida como sendo um bloco econômico, político e social de países que participam de um projeto de integração nos campos da política e economia.

Os países que atualmente fazem parte da UE são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos (Holanda), Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia e Suécia. Macedônia, Cróacia e Turquia encontram-se em fase de negociação. Estes países são politicamente democráticos, com um Estado de direito em vigor.

Os países membros (exceção da Grã-Bretanha) adotaram o euro para livre circulação na chamada Zona do Euro, que envolve 19 países. Na história, os tratados que definem essa integração são: do Carvão e do Aço, da Comunidade Econômica Europeia (CEE da Comunidade Europeia da Energia Atômica (EURATOM) e o de Maastricht, que estabelece fundamentos da futura integração política.

Sobre os símbolos

Significado da bandeira da União Europeia

Foto: Depositphotos

Na bandeira da União Europeia aparecem 12 estrelas. Ao contrário do que se pensa, esse número não tem nenhuma ligação com a quantidade de países que constituem a organização, no caso, 28. Desde que foi apresentada oficialmente, pelo presidente do Conselho da Europa Liam Cosgrave, em 13 de dezembro de 1955, esse número causa algumas discussões.

A versão oficial, do Conselho da Europa, diz que as 12 estrelas são um símbolo historicamente associado à perfeição: são 12 os meses dos anos, 12 as horas do relógio, 12 os signos do zodíaco; eram 12 os deuses do Olimpo gregos, 12 os apóstolos de Jesus Cristo e 12 as tábuas de Roma.

O francês Arsène Heitz, responsável pela criação da bandeira, explicou que ele se inspirou em representações da coroa da Virgem Imaculada da Medalha Milagrosa, símbolo religioso católico contendo 12 estrelas em um de seus lados. Mas, para evitar polêmicas, a versão anterior foi dada como oficial pela organização.

Depois, a forma de disposição das estrelas representada por um círculo adota o significado de unidade, sem começo, meio ou fim, colocando assim, todos os países que fazem parte da conjuntura em patamar de igualdade. Já em relação a cor do pavilhão, azul, vem como forma de simbolizar os ideais de unidade, que estão baseados na solidariedade e harmonia entre os povos da Europa.

Mudança nos integrantes de UE

Através de plebiscito popular, votado pela população inglesa, ficou definida a saída do Reino Unido da União Europeia. Depois de 43 anos, 51,89% dos britânicos votaram pelo rompimento do bloco político-econômico europeu. Foi uma decisão histórica que poderá trazer grandes mudanças para o futuro da organização.

Porém, o Reino Unido ainda faz parte da União Europeia, pelo menos pelos próximos dois anos. Tempo este que levará para o seu desligamento total.