Publicado por Ana Ligia

Você com certeza já deve ter ouvido falar sobre o Reino Unido. É um bloco político econômico formado pela Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales e é uma das maiores potencias e influenciadores mundiais. Conheça um pouco sobre a história da bandeira que une esses países.

O que são os desenhos da bandeira do Reino Unido?

Significado da bandeira do Reino Unido

Fotos: Depositphotos

A bandeira da Inglaterra contém a famosa cruz de São Jorge. Reza a lenda que depois de matar um dragão para salvar uma princesa, o cavaleiro desenhou no chão uma cruz com o sangue do monstro. Ele é o padroeiro do país e seu símbolo significa muito para os britânicos.

O principal símbolo da Escócia é a cruz branca de Santo André, conhecido como o patrono do país. A cruz forma uma espécie de “x” na bandeira.

A bandeira da Irlanda tem também o desenho de um “x”, dessa vez na cor vermelha, o que ficou conhecida como a cruz de São Patrício.

O País de Gales foi o único entre os quatro países a não ter seu próprio símbolo na bandeira do Reino Unido. O lendário desenho do dragão foi dispensado. Muitos consideraram que o país já estava sendo representado dentro da bandeira inglesa, já que em 1282 o então atual rei da Inglaterra anexou o terreno galês ao inglês.

A bandeira do Reino Unido é formada pela junção desses três símbolos, representando os quatro países que dele fazem parte. Ela também é carinhosamente conhecida como Union Flag ou Union Jack e mantém essa forma desde 1801.

Significado da bandeira do Reino Unido

Antes disso, em 1701, a bandeira apresentava apenas a união das bandeiras da Inglaterra e Escócia. Exatos cem anos depois, a Irlanda começou a fazer parte do Reino Unido e, devido a essa nova junção, a cruz de São Patrício foi adicionado à bandeira.

Cenário atual do Reino Unido

Recentemente o Reino Unido passou por um plebiscito popular que resultou no seu afastamento da União Europeia. Mas isso causou um certo conflito entre os quatro países pertencentes ao bloco, visto que a Escócia e a Irlanda discordavam dessa separação, mas acabaram perdendo a eleição pela maioria, principalmente, britânica.

O mais provável é que daqui a algum tempo o Reino Unido sofra uma separação e suas cruzes sejam desunidas de bandeira.

Veja mais!