Publicado por Priscila Melo

Você já ouviu falar nos solstícios e equinócios? São palavras bem estranhas, não é mesmo? Essas palavras são dois fenômenos que ocorrem na Terra e eles são responsáveis por marcar as posições do movimento aparente do Sol e os raios solares na Terra. Vamos conhecer um pouco mais sobre esses fenômenos agora.

Solstícios e equinócios

Foto: Reprodução

Os movimentos da Terra

Tanto o movimento de translação quanto o de rotação são essenciais para que os solstícios e equinócios aconteçam. A inclinação do eixo de rotação da Terra, junto com o movimento de translação (onde a Terra gira em torno do Sol), interfere na quantidade e maneiras diferentes que os raios solares atingem a superfície terrestre. Como a Terra recebe os raios solares de diferentes formas, temos em consequência disso a existência das estações do ano e uma diferença na duração dos dias e das noites do ano.

Os solstícios

Devido aos movimentos da Terra existem determinadas épocas do ano em que a luz do Sol fica com mais intensidade sobre o hemisfério norte, e na outra parte do ano com maior intensidade sobre o hemisfério sul. Esses dois períodos em que a Terra é iluminada de forma desigual nos hemisférios são chamados de solstícios. Dizemos que é solstício de verão no hemisfério norte quando a luz solar aparece com mais intensidade sobre este hemisfério (com as noites menores que os dias), e ao mesmo tempo que ocorre o solstício de verão no hemisfério norte, temos o solstício de inverno no hemisfério sul, onde a luz solar aparece com menos intensidade (com os dias menores que as noites).

Os equinócios

Os equinócios ocorrem quando em determinados períodos do ano a Terra acaba recebendo os raios solares nos dois hemisférios de forma igual, ou seja, com a mesma intensidade. Com isso podemos afirmar que o equinócio é um período intermediário entre o solstício de verão e o de inverno de um determinado hemisfério. Pois o equinócio acontece exatamente no momento em que a maior intensidade da luz do Sol se dá sobre a linha do equador. Neste período os dias e as noites possuem a mesma duração.

Quando ocorrem?

Tanto o solstício quanto o equinócio, ocorrem duas vezes ao ano em cada hemisfério. Veja a tabela a seguir com as datas:

Data do anoNo hemisfério SulNo hemisfério Norte
Entre 20 e 21 de marçoEquinócio de OutonoEquinócio de Primavera
Entre 22 e 23 de junhoSolstício de InvernoSolstício de Verão
Entre 22 e 23 de setembroEquinócio de PrimaveraEquinócio de Outono
Entre 22 e 23 de dezembroSolstício de VerãoSolstício de Inverno

Veja mais!