Publicado por Anna de Cássia

Alguma vez você já ouviu alguém falar que você tem um sotaque engraçado? E você entendeu o que ela quis dizer? Você sabe direitinho o que é um sotaque? Se não sabe, não se sinta mal. A hora de aprender é agora!

Todo mundo possui sotaque, porque o sotaque é nada mais que a maneira como nós falamos, como nós pronunciamos as palavras. Pessoas de lugares diferentes falam de formas diferentes, e por isso elas possuem sotaques diferentes.

Sotaque – O que é?

Foto: Reprodução

Os vários sotaques do Brasil

O nosso Brasil é um país muito grande, e por isso é muito difícil as pessoas de uma região terem contato com outra região. Assim, cada região acaba criando o seu próprio sotaque, a sua própria maneira de falar.

Você já deve ter percebido que o sotaque de um paulista é diferente do sotaque de um nordestino, certo? Os paulistas puxam o “r”, falam “porrrrta”, enquanto os nordestinos costumam falar arrastado, quase como se estivessem cantando.

Cada região tem o seu sotaque específico, e quando ouvimos uma pessoa falar é bem fácil identificar se ela é do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Rio Grande do Sul, de Minas Gerais, da Bahia, de Pernambuco, do Pará… Cada lugar é um sotaque diferente.

Outra diferença de sotaque bem comum é entre pessoas que vivem em grandes metrópoles e pessoas que vivem no interior de seus estados. Geralmente, apesar de viverem perto e na mesma região, essas pessoas ainda possuem sotaques diferentes.

É importante lembrar que não existe sotaque mais bonito nem mais feio, melhor nem pior. Todos os sotaques são únicos, eles expressam a cultura e a história da região, e por isso não devem ser comparados com o intuito de achar superioridade em algum.

A história dos sotaques brasileiros

Além da grande extensão do território, a diferença dos sotaques brasileiros também pode ser explicada pela história. Nosso país foi destino de várias correntes imigratórias que vieram de vários países diferentes, principalmente da Europa.

Portugueses, italianos, holandeses, alemães… eles vieram para nosso país e se estabeleceram em lugares diferentes. Os italianos, por exemplo, ficaram principalmente no sul, e por isso o sotaque das pessoas do sul do Brasil se assemelha com o sotaque italiano.

O Rio de Janeiro foi a sede da corte portuguesa no Brasil, e por isso o sotaque de lá é mais parecido com o de Portugal. No norte houve pouca imigração, então a maior parte do sotaque vem dos índios.

Veja mais!