Publicado por Anna de Cássia

Sudoku é um jogo que parece um quebra-cabeça de números, teve origem no Japão há mais de um milênio atrás e estimula o raciocínio lógico-matemático e o pensamento estratégico. No começo pode parecer ser muito difícil, mas você vai ver que não é tão difícil assim, com o tempo a gente pega a prática e tudo fica mais fácil.

Sudoku - O que é?

Foto: Reprodução

Como jogar Sudoku?

Você vai encontrar um quadrado enorme que é dividido em vários quadradinhos pequenininhos, e esses quadradinhos pequenininhos são agrupados em quadrados médios. Cada quadrado médio possui 9 quadradinhos pequenos dentro.

O objetivo do jogo é completar com números os quadradinhos vazios, de maneira que:

  • Todas as linhas (horizontais) possuam todos os números de 1 a 9, sem repetir nenhum.
  • Todas as colunas (verticais) possuam todos os números de 1 a 9, sem repetir nenhum.
  • Todos os quadrados médios possuam todos os números de 1 a 9, sem repetir nenhum.

Dicas para resolver um Sudoku

A primeira coisa que você precisa fazer para começar a resolver um Sudoku é escolher um formato para ir se guiando (linha, coluna ou quadrado). Se você não escolher apenas um e tentar fazer tudo de uma vez, pode acabar se embaralhando e confundindo tudo, o que vai lhe fazer demorar muito mais tempo no jogo.

Digamos, por exemplo, que você escolheu começar a resolver pelas linhas. Você vai, então, analisar a primeira linha horizontal e ver quais são os números que já estão nela e quais estão faltando. Complete os quadrados vazios com os números que faltavam, prestando atenção nos números que estão na coluna para se certificar que não está sendo nenhum repetido.

Depois que resolver a primeira linha, vá para a segunda linha e repita o processo. Veja quais os números que já tem, e quais estão faltando para começar a completar. Se na segunda linha não tiver o número 1, então vá até o primeiro quadrado vazio e escreva 1. Então olhe para a coluna daquele quadrado. Se já houver o número 1 naquela coluna, então você apague e escreva o 1 em outro quadrado. Lembre se sempre conferir também se não está repetindo nenhum número que já esteja no quadrado.

Siga esse ritmo até o final, e você conseguirá montar seu Sudoku. No final vai ficando mais difícil encontrar lugar para encaixar os números sem que fiquem repetidos, mas qualquer coisa é só tentar trocar os números de lugar para facilitar.

Veja mais!