Publicado por Robson Merieverton

Dependendo do aluno em questão, estudar pode parecer uma tarefa um tanto quanto complicada para se cumprir no dia-a-dia, ainda mais com tantas coisas que contribuem para a dispersão.

Para assimilar melhor o conteúdo e otimizar o tempo de estudo, vale a pena montar estratégias. Elas são sempre bem-vindas quando estão relacionadas a se dar bem nos exames e conquistar boas notas no fim do semestre.

Com ressalva para aqueles alunos que não têm qualquer problema quanto aos estudos, alguns pais vivem uma verdadeira “via crucis” quando vai se aproximando o período de provas.

Super dicas para quando o seu filho estiver estudando para provas

Foto: depositphotos

Nesses casos, a melhor coisa a se fazer é continuar incentivando-os para que as consequências não venham depois, com as temidas recuperações. Tem ainda aquela correria típica no fim do segundo semestre para recuperar as notas.

Anote essas dicas

Pensando no sucesso da aprendizagem do seu filho, preste atenção nessas dicas e ajude-o a segui-las. Elas vão ajudar na assimilação do conteúdo e na otimização o tempo.

Mantenha-o concentrado

Primeiro de tudo, o estudante tem de estar livre de qualquer pensamento que o impeça de ficar em casa e se concentrar no conteúdo.

Nada de pensar em ver televisão, sair com os amigos, ficar na internet, ir para a balada ou jogando algum game. Hora de estudar, é hora de estudar!

Estudos em grupo

Se isso não for atrapalhar na concentração dele, chame colegas para estudarem juntos. A matéria que seu filho tiver dificuldades um deles pode ajudar, esclarecendo dúvidas ou explicando de forma a facilitar o se entendimento.

Exercícios para fixar

Uma boa dica para assimilar melhor o conteúdo trabalhado em sala de aula é refazer os exercícios das matérias estudadas e também das provas anteriores.

Além de ajudar na fixação do conteúdo, seu filho já pode ter uma ideia de como o assunto pode ser tratado na prova.

Tome nota de tudo que for importante

Quando ele estiver assistindo a aula, peça para ele prestar bem atenção na explicação do professor e tomar nota de alguns tópicos que julgar importante, isso facilitará e muito os estudos.

Metodologia de fixação oral

Na hora de estudar em casa, peça para ele contar para si mesmo o que acabou de estudar com o professor na sala. Peça para ele fazer de conta que está contando para um amigo.

Perguntas e respostas

É sempre bom elaborar perguntas sobre o conteúdo que ele está estudando e, na sequência, pedi para ele respondê-las. Não economize nas palavras, muito menos nos detalhes, isso o ajudará a fixar bem o conteúdo.

Descanso e diversão são fundamentais

Depois de seguir tudo o que foi sugerido até agora, assim como ter cumprido aquele tempo destinado para os estudos, procure oferecer algo que proporcione a seu filho prazer e alegria.

Deixe que ele saia com os amigos, assista a um filme… enfim, se divirta! Isso acaba representando um momento importante no aprendizado. Dormir bem também ajuda a recompor as energias perdidas com o estudo.

Veja mais!