Publicado por Prof. Luana Polon

A taiga é um dos biomas terrestres. Ela é também conhecida como Floresta Boreal ou Floresta de Coníferas. E está localizada no Hemisfério Norte do globo, especialmente no Canadá, mas também na porção Norte da Europa e da Ásia.

A taiga é caracterizada pela presença de pinheiros e abetos, as quais são plantas adaptadas ao clima frio. As árvores têm formato de cone – por isso chamadas de coníferas – o que permite que o gelo não se acumule em seu topo.

Paisagem do bioma taiga

A taiga é um bioma típico das regiões frias e polares do Hemisfério Norte (Foto: depositphotos)

Elas são exploradas para fabricação de papel, pois apresentam celulose. Com isso, há degradação do bioma.

Localização da taiga no mundo

A taiga é um bioma que está localizado no Hemisfério Norte do globo. Ou seja, em regiões que ficam acima da Linha do Equador. São comuns em latitudes acima do Trópico de Câncer em direção ao Polo Norte.

Os países onde a taiga está presente são: Canadá, uma parte dos Estados Unidos e Alasca na América do Norte; grande parte da Rússia, que é um país transcontinental asiático e europeu, em especial a região da Sibéria; Noruega, Suécia e Finlândia, na Europa; Japão e uma pequena parte da China, na Ásia.

Características que você precisa saber

Clima

A taiga é uma floresta de clima frio. Ela ocorre em uma região do globo conhecida como Zona Temperada Norte. É uma região marcada pelo clima continental frio e também pelo clima polar.

São registradas baixas temperaturas, com verões curtos e invernos longos. São comuns as precipitações em forma de neve, por isso, as plantas que sobrevivem na região são adaptadas à rigorosidade climática.

Vegetação

Árvores coníferas do bioma taiga

Árvores coníferas, como pinheiros, salgueiros e nogueiras, são características da taiga (Foto: depositphotos)

A vegetação predominante são os arbustos e as árvores coníferas, que são aquelas que têm formato de cone. Há pinheiros, salgueiros, nogueiras, abetos e também bétulas. As plantas possuem adaptações para sobreviver ao frio, especialmente quando ocorrem as precipitações de neve.

Animais

Urso no bioma taiga

Assim como o urso, linces, raposas e diversas aves fazem parte desse bioma (Foto: depositphotos)

A fauna é marcada por animais que possuem uma rotina adaptada ao clima rigoroso da região. É nos curtos verões que ocorre a expansão das formas de vida na taiga.

São encontrados nesse bioma: os alces e as renas, os ursos e lobos, os veados e as raposas, linces, martas, esquilos e lebres, guaxinins, castores e ainda uma grande variedade de aves.

Curiosidades sobre este bioma

• A taiga é a floresta mais extensa do mundo.
• Ela ocorre em regiões de elevada latitude.
• A taiga é o bioma que apresenta o maior potencial de estocagem de CO2 do mundo, por isso é tão necessário preservá-la.
• O solo da taiga é fino e pobre em nutrientes.

Tundra e taiga, quais as diferenças?

Tundra e taiga são biomas de clima frio. Apesar disso, apresentam grandes diferenças entre si.

 

Tundra: fica em uma região ainda mais fria do globo, próximo ao Polo Norte. Na Tundra não se desenvolvem árvores, apenas vegetação rasteira, plantas herbáceas, musgos e líquens.

Taiga: não é tão fria quanto a Tundra. Nela se desenvolvem árvores como pinheiros e abetos. Há maior diversidade de plantas e animais na taiga do que na tundra.

Resumo do Conteúdo
Nesse texto você aprendeu que:

  • A taiga é um dos biomas terrestres;
  • Ela ocorre em uma das regiões mais frias do globo;
  • Está presente em países como Canadá, Rússia, Estados Unidos e o Alasca, China, Noruega, Suécia e Finlândia e Japão;
  • É caracterizada pelos pinheiros e abetos, plantas adaptadas ao frio da região;
  • Animais comuns são ursos, lobos, lebres, linces, raposas, aves diversas;
  • Os verões na taiga são curtos e os invernos longos e rigorosos, com precipitação de neve;
  • Um dos principais impactos ambientais da taiga é a exploração da madeira para retirada de celulosa, matéria da produção do papel.

Exercícios resolvidos

(1) O que é a Taiga?
R: A Taiga é um dos biomas terrestres.
(2) Onde a Taiga está presente no globo?
R: A Taiga se localiza no Hemisfério Norte, especialmente na Zona Temperada Norte. Alguns países onde ocorre a Taiga são Canadá, Rússia, norte da Europa (Noruega, Suécia e Finlândia).
(3) Qual a principal característica da Taiga?
R: Uma característica marcante da Taiga é a presença das árvores coníferas, que são adaptadas ao frio da região. Por seu formato, elas evitam que a neve se acumule em seu topo.
(4) Cite uma das principais atividades que devastam a Taiga.
R: Uma das principais atividades que devastam a Taiga é a exploração por parte dos produtores de papel. Eles derrubam as árvores da Taiga, as quais são ricas em celulose. Fabricam papel a partir destas para exportação mundial.
(5) O que difere a Taiga da Tundra?
R: A Taiga não é tão fria quanto a Tundra. Na Taiga os verões são um pouco mais longos, quando a neve derrete. Na Taiga há a presença de árvores e maior diversidade de formas de vida. O clima da Taiga é Temperado, enquanto o clima da Tundra é Polar.

*Luana Polon é Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).

Referências

» VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Ática, 2011.

Veja mais!