Por Débora Silva em 23/04/2015

Você já parou para pensar em como podemos saber se a população de determinado país está crescendo, diminuindo ou está estabilizada? Existem alguns órgãos, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que realizam vários estudos e cálculos para chegar a estas e outras conclusões.

Para facilitar os estudos da população e calcular o crescimento natural ou vegetativo de uma dada população, precisamos conhecer alguns conceitos básicos, como a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade. A natalidade e a mortalidade indicam o número de pessoas que nascem e o número de pessoas que morrem, sempre em proporção ao número total de habitantes. Este cálculo nos permite conhecer o quanto determinada população cresceu durante certo período e alguns outros fatores relacionados com a qualidade de vida de um local.

Taxa de natalidade (TN)

A taxa de natalidade é o número de bebês nascidos durante o período de um ano, por mil habitantes. Veja o exemplo a seguir:

Exemplo: Se, em uma cidade que possui 100 mil habitantes, nasceram 25.000 crianças durante um ano, então a taxa de natalidade dessa cidade é de 25‰ (vinte e cinco por mil).

Taxas de natalidade e mortalidade

Foto: Reprodução

Taxa de mortalidade ( TM)

A taxa de mortalidade diz respeito ao número de pessoas que morreram durante o período de um ano, por mil habitantes. Veja o exemplo a seguir:

Exemplo: Se, em uma cidade que possui 100 mil habitantes, houve 10.000 mortes durante um ano, então a taxa de mortalidade dessa cidade é de 10‰ (dez por mil).

Existe também a taxa de mortalidade infantil: é o número de crianças que morreram antes de completar um ano de vida, a cada mil crianças nascidas vivas. O período considerado também é de um ano.

Exemplo: Se em uma cidade nasceram 1.000 crianças e 20 delas morreram antes de completar um ano de vida, isto quer dizer que a taxa de mortalidade infantil dessa cidade é de 15‰ (quinze por mil).

Crescimento vegetativo

A partir dos dados que estão nos exemplos acima, pode-se calcular a taxa de crescimento vegetativo da cidade. Para isso, basta subtrair a natalidade pela mortalidade. Desta forma, temos que:

CV = TN – TM

CV = 25‰ – 10‰

CV = 15‰

Isto quer dizer que, nessa cidade do exemplo, o crescimento foi de 15 por mil, ou seja, para cada mil habitantes aumentaram quinze pessoas durante o período de um ano.