Publicado por Anna de Cássia

“O território brasileiro possui muitas praias”

O que essa frase acima quer dizer? Que o Brasil tem muitas praias? O que significa território? Com certeza você já deve ter ouvido essa palavra estranha algumas vezes, não é? Ela é bem comum no nosso dia-a-dia, principalmente em notícias. Entender o que é um território é muito importante para entendermos o mundo em que vivemos e como ele funciona.

Território – O que é?

Foto: Reprodução

O que é território?

Essa é uma palavra que encontramos principalmente nas aulas de geografia, e a definição correta para esse termo é “espaço apropriado por relações de poder”. Traduzindo, território é quando uma pessoa ou organização domina um lugar, e exerce o poder naquela determinada área.

Por exemplo, o Brasil é um território por que o governo exerce poder sobre ele, transformando-o assim em território brasileiro. Da mesma forma, quando os índios vivem em um determinado lugar da floresta, chamamos de território indígena, pois são os índios que exercem o poder daquela área.

Tipos de territórios

Acho que você também já deve ter percebido que existem tipos de territórios diferentes, certo? O território brasileiro, por exemplo, é um território político. Já o território indígena é um território bem menor, e que está dentro do território brasileiro. Por isso ele pode ser chamado de território pessoal.

Território político

Esse é o tipo de território que é administrado pelo governo, ou seja, pelas organizações públicas, que administram tanto o país quanto os estados e os municípios. O Brasil é governado por um presidente e vários ministros, deputados, senadores, governadores… Por isso é um território político.

Todo território político precisa ter a sua soberania. Ou seja, ele o governo é a maior autoridade daquele território. O que o presidente dos Estados Unidos ordenar não tem efeito nenhum no Brasil se o nosso presidente ordenar o contrário, pois nós temos a soberania de todo território político.

Território pessoal

Esses territórios, diferentes dos territórios políticos, são bem menores, e não possuem a soberania que o território político possui. Quem vive no território indígena, por exemplo, ainda assim precisa seguir todas as leis que são determinadas pelo governo para todo o território brasileiro.

Outro exemplo de um território pessoal é uma favela, que é dominada e controlada por traficantes. Mas, mesmo sendo um território pessoal, ainda faz parte do território maior que é o brasileiro, e está sujeito às mesmas regras e leis.

Veja mais!