Publicado por Priscila Melo

Sabemos que a chuva é água que cai do céu, mas você sabe como é que ela é formada? Como é que as nuvens ficam carregadas de água? E o porquê que só em determinado momento ela libera para que a água caia formando então a chuva?

Tipos de chuva

Foto: Reprodução

As nuvens

É sabido que a nossa atmosfera (todo espaço existente entre a camada de ozônio e o solo) está repleta de vapor, vapor esse vindo justamente da evaporação de água. Esse vapor são gotículas de água no estado gasoso e possuem uma densidade mais leve que o ar, por isso conseguem flutuar pela atmosfera. Como a densidade desses vapores são menores que o ar eles acabam subindo, subindo e ao se juntarem através da condensação formam a nuvens.

O processo da chuva

As nuvens continuam recebendo cada vez mais e mais vapores, esses vapores vão se acumulando nas nuvens até que chega um momento que elas não conseguem mais suportar o peso devido à gravidade, e então, a água acumulada dos vapores se tornam agora mais densa que o ar e caem ao solo formando as chuvas.

A chuva de granizo e a neve

Quando essas nuvens se encontram em uma altura muito elevada, onde a temperatura chega a ficar abaixo de zero, essas gotículas de água acabam congelando, formando cristais de gelo. No momento que a densidade desses flocos se torna mais denso que o ar, eles caem e formam então a neve.

A esse processo, onde os vapores da água existentes na atmosfera retornam ao solo, (seja em forma de chuva, neve, granizo, geada ou orvalho) dá-se o nome de precipitação.

Os tipos de chuva

Mas se engana quem acha que só existe um tipo de chuva, na verdade são três os tipos de chuvas existentes: as chuvas orográficas, ciclônicas e convectivas. E cada uma delas está relacionada de acordo com o fator que a originou.

  • Chuvas convectivas: As chuvas de convecção são aquelas que acontecem devido a uma certa região receber de forma incisiva o calor do sol e devido a isso o ar fica mais quente (menos denso que o ar) levando o vapor para cima e condensando-o em seguida. Como característica elas são de alta intensidade, mas de curta duração e acontecem em área pequenas.
  • Chuvas ciclônicas ou chuvas frontais: As chuvas ciclônicas são aquelas que acontecem devido ao encontro de massas de ar diferentes, por exemplo, um ambiente está com uma massa de ar quente e nesse ambiente uma massa de ar frio (também chamada de frente fria) se choca com a quente. Como característica elas são contínuas, com uma intensidade baixa e acontecem em uma relativamente grande.
  • Chuvas orográficas: A chuvas orográficas são aquelas que acontecem devido a uma massa de ar repleta de vapores de água, ter que subir, de forma obrigada, por ter se chocado a uma elevação do solo (montanhas, serras, entre outros). Ocorre uma queda da temperatura e em seguida a condensação. Como características elas são de pequena intensidade e de longa duração.

Veja mais!