Publicado por Anna de Cássia

Nem todas as crianças têm a sorte de passar a infância apenas estudando e brincando. Diante de uma situação de pobreza, muitas crianças se veem obrigadas a trabalhar pra ajudar com as despesas da casa, para poderem comprar comida e roupas.

Trabalho infantil

Foto: Reprodução

O que é trabalho infantil?

É trabalho infantil quando qualquer criança com menos de 16 anos realiza algum trabalho remunerado, ou em troca de algo como abrigo, roupa ou alimento. No Brasil o trabalho infantil é um crime, e pode fazer com que os pais ou responsáveis dessas crianças ou a pessoa que o deu emprego sejam presas.

Ainda assim, o trabalho de adolescentes entre os 16 e 18 anos também é considerado ilegal. Eles só podem trabalhar na condição de menor aprendiz, em meio turno para não atrapalhar os estudos.

Existe trabalho infantil no Brasil?

Infelizmente sim. Existem mais de 3 milhões de adolescentes e crianças brasileiras trabalhando ilegalmente. Destes, 1 milhão e 600 mil ainda não possuem 16 anos de idade, de acordo com o senso de 2010 do IBGE.

E esse não é só um problema do Brasil. No mundo inteiro existem crianças e adolescentes que são forçadas a trabalhar ao invés de ir para a escola e brincar!

Por que crianças não podem trabalhar?

Existe uma lei que proíbe as crianças e adolescentes de trabalhar, por um motivo muito simples. Durante esse período de desenvolvimento é muito importante que a criança exercite sua cognição, através dos estudos.

Também é muito importante que, para se desenvolver psicologicamente saudável, a criança possa brincar e se divertir, aproveitar a infância.

Se uma criança deixa de brincar e estudar para trabalhar, além de comprometer seu futuro, pois sem estudos ela nunca conseguirá um bom emprego que pague mais, ela também terá déficits de desenvolvimento cognitivo e psicológico.

Onde pode ocorrer o trabalho infantil?

Ele pode ocorrer em vários tipos de lugares diferentes, o mais comum é vermos crianças trabalhando em lixões e sinais em troca de dinheiro, mas existe um trabalho infantil que às vezes passa despercebido, é o trabalho doméstico.

Muitos pais obrigam seus filhos a fazerem os trabalhos domésticos, como cozinhar e lavar roupa, e às vezes até mesmo a cuidar de seus irmãos mais novos. Isso também é um trabalho infantil e é errado, é um crime. Mas apenas ajudar os pais de vez em quando a organizar a casa não um trabalho infantil, é considerado apenas uma medida educativa.

Veja mais!