Publicado por Priscila Melo

Se pararmos para observar direitinho, tudo que está ao nosso redor está em constante mudança, até nós mesmos estamos mudando. Você já parou para observar uma lã de aço que usamos para lavar as panelas? Quando ela já está ficando velha sua cor que antes era cinza, passa a ficar em um tom marrom alaranjado e ela começa a se despedaçar, pois está ficando enferrujada.

Transformações químicas

Foto: Reprodução

Quando um material muda de cor, sabor, formato, cheiro ou de estado físico se transformando em outro material diferente, dizemos que ocorreu uma transformação química, ou uma reação química.

Como acontece?

A matéria que nos cerca passa por várias transformações e algumas dessas transformações resultam na produção de um novo material, com características que diferem do primeiro. Quando há algum tipo de alteração na constituição do material, resultando dessa forma no surgimento de novas substâncias dizemos que ocorreu uma transformação química.

As transformações químicas podem ocorrer devido a ação do calor (termólise), pela ação da luz (fotólise), pela ação da corrente elétrica (eletrólise) e pela junção de substâncias.

Exemplos de transformações químicas

Quando as transformações químicas acontecem, os constituintes do material, que antes estavam ligados, separam-se e formam novas ligações, dando origem a novos materiais. Veja os casos abaixo:

esponja de aço, que já foi citada anteriormente, é cinza e possui certa consistência. Após entrar em contato com o oxigênio que está presente no ar e ocorre uma reação química que faz com que a esponja mude de cor e de consistência, pois em contato com o ar e com a água o ferro enferruja. O mesmo acontece com a esponja de aço.

O tronco de uma árvore ao ser queimado, passa por uma reação de queima, também conhecida como combustão, devido ao oxigênio que está presente no ar. Esse tronco depois da transformação química vira carvão e conzas.

Você agora de ve estar pensando:  “Como vou saber a diferença entre transformações físicas e transformações químicas?” existem alguns fatores que ocorrem durante as transformações químicas, são eles:

  • Mudança de cor
  • Liberação de um gás
  • Explosão
  • Formação de um sólido
  • Formação de uma chama
  • Aparecimento de uma luminosidade
  • Aparecimento de um cheiro característico
  • Desaparecimento das substâncias iniciais

Veja mais!