Publicado por Natália Petrin

Você já deve ter percebido que na escola e em casa, você tem direitos, certo? Direito a aproveitar o recreio ou então a brincar em casa. Mas também tem deveres: estudar e prestar atenção na aula e fazer as tarefas de casa. No trânsito, mesmo sendo pedestre, também é assim.

O que é ser cidadão?

Cidadão é um indivíduo qualquer que habita a cidade, e que como morador, tem direitos civis e políticos, mas também tem direitos. Ser cidadão, é ter consciência de seu papel na sociedade, conhecendo e reconhecendo que, como tal, tem direitos e deveres que devem ser exercidos e cumpridos para manter possível a vivência em sociedade. Normalmente, um bom cidadão é também um bom motorista e um bom pedestre, pois sabe que no trânsito também existem direitos e deveres que devem ser seguidos.

Trânsito e cidadania: direitos e deveres

Foto: Reprodução/ internet

Trânsito e cidadania

Dentro do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) encontramos alguns detalhes bastante simples que mostram quais são os direitos e os deveres do cidadão no trânsito. Confira:

Direitos

Todo o cidadão tem direito de usar as vias seguras e sinalizadas. Quando o cidadão percebe que a rua está mal iluminada, que há falta de semáforos ou a sinalização das placas está apagada ou coberta por plantas na margem da pista, tem direito de cobrar as autoridades e mais: ser atendido e receber a resposta dos órgãos competentes.

Além disso, o cidadão deve cobrar das autoridades e receber de forma eficiente a educação para o trânsito, que além de ser direito, é prioridade definida no Código de Trânsito Brasileiro.

Deveres

Assim como em qualquer outra situação, os cidadãos têm sim seus direitos, mas também têm seus deveres. É dever de todo e qualquer cidadão trafegar sem oferecer perigo ou ser obstáculo para os outros cidadãos que compõe o trânsito, seja a pé ou em veículos. Ou seja, por exemplo, é dever do pedestre olhar antes de atravessar a rua e, atravessar na faixa, assim como é do motorista trafegar dentro dos limites permitidos de velocidade, entre várias outras coisas previstas na legislação de trânsito.

Veja mais!