Publicado por Priscila Melo

A primeira guerra mundial teve início em 1914 e se estendeu até o ano de 1918 (quando aconteceu uma trégua), tendo seu fim realmente decretado em janeiro de 1919. O acordo de paz aconteceu na França e continha 27 nações, divididas entre europeus e asiáticas. A maioria das decisões, no entanto, foram tomadas pelas lideranças de Grã-Bretanha, Itália, EUA e França, pois era as principais potências aliadas da época.

Tratado de paz da Primeira Guerra Mundial

Foto: Reprodução

Pré acordos para o fim da guerra

Antes do fim, alguns tratados foram feitos entre os países envolvidos na guerra, que ao passar do tempo acabou contribuindo para o desfeicho que se deu.

Em março de 1918, aconteceu o tratado de Brest-Litovsk. Esse tratado fazia com que os russos e alemães encerrassem os conflitos existentes entre eles. Mas para conseguir o fim dos conflitos a Rússia acabou perdendo regiões ricas em carvão e petróleo, além de territórios como a Ucrânia e Finlândia.

Os conflitos continuaram com os demais países envolvidos até o dia 11 de novembro de 1918. Nesta data foi lançada um acordo de cessar fogo, ou seja, uma trégua. A Alemanha havia perdido várias batalhas e se viu obrigada a aceitar essa trégua. O líder na época, Kaiser Guilherme II, renunciou ao trono e foi substituído por um governo civil. Foi a partir desse cenário que começaram as negociações para o fim da guerra entre os países participantes.

O plano de 14 pontos

O presidente dos EUA, Woodrow Wilson, foi o primeiro a tentar um acordo ao propor um plano de paz criado por ele mesmo. O plano chamado de 14 pontos de Wilson tratava de alguns pontos como:

  • Desarmamento de todos os países envolvidos, visando a paz, uma vez que nenhum país iria temer a outro.
  • A Alemanha deveria desocupar os territórios que ainda estavam ocupados por ela.
  • Toda nação deveria ter o direito de estabelecer o seu governo, sem a existência de um controle externo.
  • A criação da “Liga das Nações”. Que seria uma organização internacional visando um maior equilíbrio pela paz. Onde grandes e pequenas potências poderiam tratar suas diferenças através de uma diplomacia aberta.
  • “Paz sem vitória”. Com esses dizeres, Wilson queria pregar que os aliados deveriam tratar seus inimigos de forma justa, sem impor severas punições. Pois temia que a Alemanha pudesse querer se vingar no futuro. Dizia que todos deviam trabalhar juntos por um mundo melhor.

No entanto, países aliados como Inglaterra e França nao aceitaram os termos propostos por Wilson, e exigiram que a Alemanha indenizasse todos os países que ela causou destruição.

O Tratado de Versalhes

Nessas reuniões entre as nações chegaria a uma decisão final em janeiro de 1919. O Tratado de Versalhes, que ficou assim conhecido por acontecer na cidade de Versalhes, definiu a Alemanha como culpada pela guerra e lhe aplicou duras penalidades para a manuntenção da paz, como por exemplo: pagar indenizações bilionárias, não ter um exercíto maior que 100 mil homens, não poder construir navios de guerra, ceder a região da Alsácia-Lorena à França, entre outros.

A Alemanha devido as severas punições que sofreu devido a primeira guerra mundial, acabou entrando em uma grande crise econômica e social. Devido a essas crises, deu-se início o nazismo que seria o principal responsável pelo início da segunda guerra mundial.

Veja mais!