Por Prof. Luana Polon em 03/10/2014 (atualização: 27/04/2020)

A tundra é um dos biomas terrestres. É o tipo de bioma que se desenvolve nas regiões mais frias do globo, onde o clima polar faz com que as temperaturas fiquem frequentemente negativas.

A vegetação é adaptada ao clima frio, com espécies que sobrevivem até ao congelamento dos solos.

É nos períodos mais quentes, quando os solos descongelam, que essa vegetação se torna mais abundante. E assim como as plantas, os animais possuem adaptações ao clima rigoroso.

Paisagem da Tundra

A tundra é caracterizada pelo clima frio e vegetação rasteira (Foto: depositphotos)

A Tundra é um importante bioma terrestre, pois nela se desenvolvem ecossistemas que não existem em outras partes da Terra. Por isso, é essencial preservá-la.

O que é a tundra?

A tundra é um bioma terrestre. Os biomas são as maiores unidades ecossistêmicas existentes. São, portanto, regiões heterogêneas onde se integram diversos atores, como: a vegetação, o clima e o solo.

Além da tundra, são biomas terrestres a taiga, as florestas temperadas, a vegetação mediterrânea, as pradarias, as estepes, os desertos, as savanas, as florestas tropicais e equatoriais e a vegetação de altitude.

Localização

Esse bioma ocorre numa das regiões mais frias do globo, que é o Círculo Polar Ártico. Por isso, muitas vezes ela é chamada de “Tundra Ártica”.

O Círculo Polar Ártico é a linha em paralelo que limita o Polo Norte do planeta e que começa aos 66º 33′ 44″ de latitude Norte.

A tundra ocorre, portanto, nas porções norte da América do Norte e da Europa, em locais como o Alasca e a Sibéria.

Há um tipo de Tundra que se desenvolve também em locais de elevada altitude, como no topo das montanhas, a qual é chamada de Tundra Alpina.

Clima

Montanhas de gelo no Ártico

Na maior parte do tempo, o Ártico é congelado (Foto: depositphotos)

O clima no qual o bioma tundra se desenvolve é o Clima Polar. Este clima é muito frio e seco, com registro de poucas precipitações (chuvas), e fortes ventos congelantes .

Como é frio a maior parte do tempo, os solos podem congelar devido às partículas de água existentes neles. Mesmo nos verões, que são bastante curtos (2 a 4 meses), as temperaturas médias registradas ficam entre 5ºC e 8ºC.

Vegetação

Vegetação rasteira da tundra

A vegetação da Tundra é rasteira pois o solo congelado não permite que as plantas cresçam (Foto: depositphotos)

A vegetação da tundra é marcada por um manto de líquens, musgos e pequenas plantas herbáceas. É uma espécie de planície sem árvores.

Os solos congelados, chamados de Permafrost, não permitem que se desenvolvam plantas maiores ou com raízes profundas.

A vegetação da Tundra serve de alimento aos animais que vão para a região, sobretudo no verão, quando o solo congelado derrete e a vegetação tem uma explosão de vida.

Fauna

Boi-almiscarado

O Boi-almiscarado é uma espécie animal que vive na Tundra (Foto: depositphotos)

No verão, com a expansão da vegetação, aparecem moscas e mosquitos que polinizam as flores. A fauna de maior porte possui adaptações biológicas para suportar o frio, como as pelagens espessas, camadas de gordura, “almofada” nas patas.

São alguns animais da tundra: o touro almiscarado, lebre ártica, lobo e caribu.

Tundra Ártica e Tundra Alpina

Tundra alpina

A Tundra Alpina se desenvolve em locais de elevada altitude (Foto: depositphotos)

A Tundra Ártica é aquela que se desenvolve na região do Círculo Polar Ártico, marcada pelas baixas temperaturas, solos congelados, vegetação de gramíneas, sobretudo líquens e musgos, e herbácea.

A Tundra Alpina é a vegetação que se desenvolve nos locais de maior altitude do globo, como os topos das montanhas. Apresenta baixas temperaturas e fortes ventos.

Não há desenvolvimento de árvores, devido às condições climáticas locais. Ao contrário da Tundra Ártica, não apresenta os solos congelados, chamados de permafrost.

Qual a importância da Tundra?

A tundra é um bioma muito importante, pois nele se desenvolvem ecossistemas que não existem em outros lugares do globo.

As atividades humanas têm o poder de impactar os biomas, causando desequilíbrio nos ecossistemas, podendo ocasionar, inclusive, a extinção de espécies.

Uma das atividades que ameaçam a tundra é a exploração do petróleo. O aquecimento global causa também danos ao bioma, intensificando o derretimento do gelo, ameaçando as dinâmicas naturais da região.

Resumo do Conteúdo
Nesse texto você aprendeu que:

  • A Tundra é um dos biomas terrestres.
  • Existem dois tipos de Tundra: Ártica e Alpina.
  • A Tundra Ártica ocorre na região que abrange o Círculo Polar Ártico.
  • A Tundra Alpina ocorre em locais de elevada altitude, como topos de montanhas.
  • A Tundra fica em uma região de Clima Polar.
  • O solo da Tundra fica congelado na maior parte do ano, ele é chamado de permafrost.
  • A vegetação da Tundra é constituída por gramíneas, musgos, líquens e plantas herbáceas.
  • Os animais da Tundra são adaptados ao frio da região.
  • Na Tundra existem ecossistemas que só se desenvolvem na região.

Exercícios resolvidos

1) O que é a Tundra?
R: A Tundra é um bioma terrestre. Ou seja, é um grande ecossistema formado por um ambiente físico (relevo, solos, clima), animais e plantas que se desenvolvem numa região específica do globo. Ela é o bioma que ocorre na região mais fria do globo.
2) Diferencie Tundra Ártica e Tundra Alpina.
R: A Tundra Ártica ocorre na região do Polo Norte, no Círculo Polar Ártico do globo. Ela ocorre em uma região de Clima Polar, onde os solos ficam congelados a maior parte do ano. A Tundra Alpina ocorre nas regiões de maior altitude do globo, como nos picos das montanhas. Ela não apresenta frio tão extremo como na Tundra Ártica, mas baixas temperaturas e ventos fortes.
3) Como é a vegetação da Tundra?
R: Na Tundra não se desenvolvem plantas de grande porte, já que os solos congelados impedem raízes maiores. A vegetação da Tundra é constituída de gramíneas e herbáceas, que servem de pastagem aos animais, bem como musgos e líquens.
4) Explique o que é o permafrost.
R: O permafrost é o solo permanentemente congelado da Tundra. O solo é constituído por terra, gelo e rochas. Com o clima frio extremo, as partículas da água são congeladas no interior deste solo. Durante os curtos verões, os solos sofrem um derretimento, momento este em que a vegetação da Tundra aparece e se expande.
5) Onde a Tundra se localiza no globo?
R: A Tundra localiza-se na região que compreende o Círculo Polar Ártico, na porção mais ao Norte do globo terrestre, como Norte da América e da Europa. São locais onde a Tundra está presente, por exemplo, o Alasca e o norte do Canadá, a Groenlândia, Noruega, Suécia, Finlândia e Sibéria.

*Luana Polon é Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).

Referências

» GARCIA, Helio; MORAES, Paulo Roberto. Geografia. São Paulo: IBEP, 2015.

» VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Ática, 2011.