Publicado por Priscila Melo

Ao estudar História, sempre chegamos em assuntos sobre economia e formações de blocos econômicos, alguns foram criados há muitos anos e não existem atualmente, porém outros foram se modificando e fortalecendo e até hoje existem, como é o caso da União Europeia. Você já ouviu falar nesse bloco econômico? Conheça um pouco mais sobre ele agora mesmo!

União Europeia

Foto: Reprodução

O que é a União Europeia?

A União Europeia, conhecida pela sigla UE, é o maior bloco econômico do mundo. Esse bloco foi oficialmente criado em 1992 na Europa, pelo Tratado de Maastricht, substituindo o antigo Mercado Comum Europeu (MCE).

A UE é conhecida pela livre circulação de bens, pessoas e de mercadorias, além da adoção de uma moeda única, o euro. É o bloco econômico que possui o maior grau de integração entre os seus membros, e é também, em grande parte, formado por países muito importantes, que fazem parte do mundo desenvolvido.

Como surgiu?

A União Europeia foi criada oficialmente no dia 07 de fevereiro de 1992, na Europa, porém sua criação é bem mais antiga e está intimamente ligada a processos anteriores de criação de um grande bloco econômico europeu.

Esse bloco surgiu da união dos países que faziam parte do Benelux, que era um pequeno bloco formado pela Holanda, Bélgica e Luxemburgo, com a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), que era formada pela Alemanha, Itália e França. Após essa união desses dois blocos, outros países se juntaram e passaram a fazer parte desse bloco, que transformou-se em Mercado Comum Europeu através do Tratado de Roma, que aconteceu em 1957. Após anos, esse bloco se tornou o que hoje conhecemos como a União Europeia.

Características

Entre as principais caraterísticas deste bloco econômico, temos:

  • O livre comércio entre os países-membros
  • A livre circulação de pessoas entre os países-membros
  • A integração política entre os países-membros
  • A adoção de uma moeda em comum, o euro.

A adoção do euro, porém, não foi adotada por todos os países-membros da UE, algumas nações decidiram não adotar o euro como moeda, um exemplo é a Inglaterra, que tem como moeda a Libra. Isso faz com que a “zona do euro” seja formada pela Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Espanha, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta e Portugal.

Atualmente

Hoje em dia fazem parte deste bloco vinte e oito países, são eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Romênia e Suécia. E sua sede localiza-se na Bélgica, na cidade de Bruxelas.

Veja mais!