Geografia

Unidades de conservação

Unidade de conservação é o nome dado às áreas de proteção ambiental que foram criadas com as normas estabelecidas pela Lei n° 9.985 de 2000.

Unidades de conservação

Foto: Reprodução

Objetivos

O objetivo dessas unidades nada mais é do que a conservação e a proteção ambiental, além da proteção da biodiversidade. Com elas, áreas que poderiam ser somente fato histórico ainda existem, mesmo que em pequenas quantidades.

Proteção no Brasil

O Brasil apresenta uma vasta variedade de biomas e espécies de animais e, por isso, devem ser elaboradas formas de proteção para estes. As áreas de proteção são denominadas Unidades de Conservação e determinadas pelo governo brasileiro. O Sistema Nacional de Conservação da Natureza foi estipulado com a promulgação da Lei n° 9,985, como citamos anteriormente.

Tipos de unidades de conservação

As unidades de conservação estão divididas em dois grupos principais: as de proteção integral e as de uso sustentável.

Unidades de conservação de proteção integral

As unidades de conservação de proteção integral não podem ser habitadas, mas seu uso é permitido – somente – para turismo e pesquisas. Neste grande grupo, existem cinco tipos que serão descritos abaixo.

Unidades de conservação de uso sustentável

Nestas unidades, ao contrário do grande grupo anterior, é permitido que o homem fixe moradia no local. No entanto, os recursos naturais do local devem ser usados de forma sustentável, ou seja, a exploração deve ser controlada, sempre preocupando-se.

Este grupo é composto por sete tipos de unidades: