Publicado por Priscila Melo

Talvez agora você esteja se perguntando, o que são unidades de medidas de capacidade? E para que servem? Unidades de medidas de capacidade nada mais são do que a grandeza da capacidade de um determinado reservatório – objeto – ou seja, a quantidade existente dentro daquele reservatório em questão. Exemplos que utilizam a unidade de medida de capacidade para demonstrar a quantidade existente: caixas de leite, garrafas, potes de sorvete, copo do liquidificador, entre tantos outros.

capacidade

Foto: Reprodução

Medindo o líquido

Para podermos medir o quanto há dentro de um reservatório utilizamos o litro como unidade de medida. Assim como outras unidades de medidas, o litro é uma unidade padrão utilizada no Brasil.

Mas e se você pegar uma garrafa pequena de refrigerante ou suco, por exemplo, e olhar com atenção, notará que dentro daquela garrafa não caberia um litro ou mais. Então que unidade é aquela que estará medindo a quantidade da garrafa?  É em casos assim que se utilizam os múltiplos e submúltiplos do litro. Vejamos mais sobre isso a seguir.

Múltiplos e submúltiplos do litro

Quando precisamos medir a capacidade de um reservatório muito grande ou bem pequeno normalmente utilizamos os múltiplos e submúltiplos do litro. Mas o que são?

Os múltiplos são utilizados quando há quantidades bem maiores que o litro. São múltiplos do litro: Decalitro (10l), hectolitro (100l) e o quilolitro (1000l).

Os submúltiplos são utilizados quando há quantidades bem menores que o litro. São submúltiplos do litro: decilitro (0,1l), centilitro (0,01l) e o mililitro (0,001l).

Conversão

As conversões do litro para seus múltiplos e submúltiplos podem ser feitas considerando as seguintes informações.

Dados para conversão dos múltiplos:

  • 1 quilolitro (kl) equivale a 1000 (mil) litros.
  • 1 hectolitro (hl) equivale a 100 (cem) litros.
  • 1 decalitro (dal) equivale a 10 (dez) litros.

Exemplo de uso: Na minha casa tenho uma caixa de água que comporta 5 mil litros, então é o mesmo que dizer que a minha caixa possui 5 quilolitros.

Dados para conversão dos submúltiplos:

  • Para cada 1 litro é o mesmo que ter 1000 mililitros (ml).
  • Para cada 1 litro é o mesmo que ter 100 centilitros (cl).
  • Para cada 1 litro é o mesmo que ter 10 decilitros (dl).

Exemplo de uso: ao olhar uma garrafa pequena de refrigerante, no rótulo vi uma informação que dizia que naquela garrafa havia a capacidade de 500 ml (mililitros), isso quer dizer que dentro daquela garrafa havia o total de meio litro (0,5l).

Veja mais!