Publicado por Anna de Cássia

O que você sabe sobre as unidades de velocidade? Nos dias de hoje é muito importante sabermos medir a velocidade, pois diariamente precisamos saber de alguma quantidade de velocidade, como quando estamos no trânsito, por exemplo. Precisamos saber muitas vezes em qual velocidade o carro está andando – e esta velocidade é registrada pelo velocímetro, que fica no painel do carro, e marca a unidade de velocidade em que o carro está.

Unidades de velocidade

Foto: Reprodução

O que é unidade de velocidade?

A unidade é aquilo que mede a velocidade. Por exemplo, quando queremos medir algum tamanho utilizamos as unidades metro, centímetro, quilômetro, etc. Da mesma forma, existem também várias unidades que nos auxiliam a medir a velocidade, e nós vamos conhecer todas elas.

Unidade de velocidade no Brasil

Aqui no Brasil a unidade de velocidade que se utiliza para medir a velocidade do carro é o km/h (quilômetro por hora). Ou seja, é como uma fração em que nós dividimos uma distância por um tempo, e como resultado obtemos a velocidade que é necessária para percorrer esta determinada distância neste determinado tempo.

Por exemplo, se um carro está andando no trânsito na velocidade de 60 km/h, isso que dizer que em 1 hora esse carro irá percorrer 60 km. Essa é uma boa velocidade, bastante alta, se comparada ao tempo que demoraríamos para percorrer essa mesma distância a pé, porém não é um excesso de velocidade considerando até que velocidade o carro consegue chegar.

Prestar atenção nas placas informáticas e respeitar os limites de velocidade exigidos no trânsito, tanto nas cidades quanto nas rodovias, é o dever de todos nós. Isso evita muitos acidentes.

Unidade de velocidade em outros lugares do mundo

Alguns países, como a Inglaterra e os Estados Unidos, não utilizam a mesma unidade de velocidade que nós. Ao invés do km/h eles usam o m/h (milha por hora). Cada m/h corresponde a 1,6 km/h. Ou seja, um carro que anda numa velocidade de 20 m/h, a velocidade equivalente aqui no Brasil seria de 32 km/h.

Como converter as unidades de velocidade?

Existe um cálculo que se pode fazer para transformar a unidade de velocidade de km/h para m/h, ou de km/h para m/s (metro por segundo), e vice versa. Km/h é maior que m/s, então para converter de m/s para km/h nós precisamos apenas multiplicar o valor por 3,6. Para fazer o contrário e transformar km/h em m/s, só precisamos dividir por 3,6.

Já a milha, utilizamos um número diferente. A milha também é menor que o quilômetro, e por isso para transformar de m/h em km/h precisamos apenas multiplicar por 1,6. E para converter de km/h para m/h basta dividir por 1,6.

Veja mais!