Publicado por Débora Silva

O Universo é o conjunto de bilhões de galáxias, com os seus planetas, asteroides, estrelas, cometas, satélites naturais, poeira cósmica e outros corpos celestes. Apesar dos avanços da tecnologia e das pesquisas realizadas nas áreas da Astronomia e da Astrofísica, ainda não é possível ter certeza da exata dimensão do universo.

A Via Láctea

Uma das diversas galáxias existentes no Universo é a Via Láctea, onde está situado o sistema solar, que reúne um conjunto de corpos que giram em torno de uma estrela maior, o Sol.

São oito os planetas que fazem parte do sistema solar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Durante décadas, Plutão foi considerado um dos planetas do sistema solar, mas, em 2006, a União Astronômica Internacional (IAU) classificou esse corpo celeste como “planeta anão”.

Terceiro planeta a partir do Sol, a Terra possui apenas um satélite natural, a Lua, a cerca de 380 mil quilômetros de distância do nosso planeta.

Universo e seus Astros

Foto: Reprodução

Os Astros do Universo

Existem vários astros no Universo, classificados em estrelas, planetas principais e secundários, asteroides, cometas, meteoritos etc. Mas quais seriam as diferenças entre eles?

  • Asteroide – É um astro rochoso que apresenta forma irregular. No sistema solar, está geralmente localizado em duas cinturas: cintura interna (cintura de Apollo e Amor), entre Marte e Júpiter; e cintura externa, depois de Plutão.
  • Cometa – Astro rochoso que apresenta forma esférica, coberto de poeiras e gases congelados, e que se torna visível quando se aproxima de uma estrela.
  • Estrela – O número das estrelas é incalculável e elas variam em tamanhos, formatos e temperaturas. Este astro apresenta luz própria a partir de diferentes reações termonucleares, fazendo com que brilhe e libere energia. Na constituição da estrela estão presentes grandes quantidades de hélio e hidrogênio, responsáveis pela sua luminosidade. O Sol é considerado uma estrela de tamanho pequeno, mas existem outras bem menores que ele.
  • Planeta principal – Astro rochoso que possui forma esférica e que descreve uma órbita em volta da estrela. Em sua superfície podem estar presentes grandes quantidades de gases. A diferença entre planeta e outros astros, como as estrelas, é que o primeiro é um astro iluminado, não possui luz própria e gira ao redor de uma estrela.
  • Planeta secundário (ou satélite natural) – É um astro rochoso de forma esférica que orbita em volta do planeta principal e possui uma menor dimensão que este.

Veja mais!