Publicado por André Luiz Melo

Ele é um animal com pelos brancos e macios. Vive em espaços gelados como um refrigerador ou freezer. São considerados bonitos e fofos e nadam a cerca de 10 km/h. Você já imagina de quem estamos falando? Se pensou no urso-polar, acertou!

O Urso maritimus é um mamífero que vive na região do Ártico, local predominantemente frio e gelado. O polar é o maior urso já encontrado no planeta, medindo mais de dois metros de comprimento e com peso de até 720 quilos. Sua expectativa de vida média é de trinta anos.

Urso-polar

Foto: Reprodução

Características

Famoso pelos seus exuberantes pelos brancos que garantem uma camuflagem facilitada em ambientes com predominância de neve ou gelo, o urso-polar, possui a pele negra.

O corpo dessa espécie de mamífero é dotado de uma extensa quantidade de gordura, o que promove ao mesmo uma sensação aquecida para proteção contra o frio. É graças a essa proteção que esse tipo de animal consegue sobreviver em regiões cujo clima e a água têm temperaturas muito baixas.

O urso-polar também é considerado um excelente nadador, atingindo cerca de 10 km/h, em média, durante o nado. Esse animal nada sempre à procura de alimentos e de espaços para o seu descanso. Ele, inclusive, é capaz de nadar em alto mar.

Alimentação

O polar é uma espécie de urso feroz e carnívora, se alimentando, principalmente, de outros animais como as focas. Para capturar sua presa, ele abre um buraco no gelo e aguarda até que a vítima apareça na superfície, é aí quando a investida é fatal e o mamífero peludo agarra a sua refeição.

Todavia, urso-polar também se alimenta de outras espécies mortas, a exemplo das baleias. Durante a estação mais quente, o verão, que é quando grande parte das geleiras derretem, o polar passa um extensa temporada sem se alimentar, sobrevivendo devido suas reservas. Esse animal é considerado o “rei do Ártico”, uma vez que nas regiões onde vive não há predadores.

Habitat

Sem localização fixa e costumeiramente visto vagando pelas frias regiões do Ártico, o urso-polar é um animal particularmente solitário e que só se une a outros da mesma espécie durante o período do acasalamento.

Qualquer alteração de temperatura pode afetar diretamente o habitat dessa espécie, uma vez que o urso-polar é totalmente dependente do gelo para sua sobrevivência. De tal modo que se as drásticas mudanças climáticas continuarem a ocorrer, esse mamífero poderá desaparecer em 100 anos.

Reprodução

A reprodução do polar ocorre anualmente entre os meses de março e maio, enquanto que o nascimento dos filhotes se dá de novembro a janeiro. A chegada dos pequeninos mamíferos ocorre no interior de tocas de neve, local onde a fêmea, geralmente, dá à luz gêmeos. Os filhotes de um polar passam pouco mais de dois anos na companhia da mãe.

Veja mais!