Publicado por André Luiz Melo

Árvores, flores e outras variedades de plantas menores constituem o que chamamos de vegetação. No Planeta, em decorrência da variação climática, há diversos tipos desse grupo. Em cada região do globo há a predominância de determinadas espécies de vegetação.

Floresta de coníferas, estepe, deserto, floresta tropical, floresta temperada, tundra, savana, vegetação mediterrânea e vegetação de montanha estão entre as variações mais comuns de vegetação existentes na Terra.

Tais grupos de vegetação formam o meio ambiente, que requer cuidado e a preservação, uma vez que os vegetais são essenciais para a sobrevivência humana e atuam diretamente como auxiliares na manutenção do ar que respiramos.

Coníferas

Essas florestas estão presentes em regiões de clima continental frio ou polar e com baixas temperaturas. Árvores em formato semelhante a agulha, a exemplo do pinheiro, são predominantes nas coníferas.

Estepe

Cobertura vegetal cujas espécies predominantes são as gramíneas e arbustos pequenos, a formação vegetal estepe tem como clima predominante o temperado continental.

Deserto

Este é um tipo de vegetação bastante comum em regiões semiáridas, áridas e hiperáridas, isso em decorrência do pequeno volume de chuvas. Tal fator é determinante para impedir o desenvolvimento de plantas e animais nessas áreas.

Tropical

Essas florestas são caracterizadas por temperatura média, índice de chuvas e umidade consideravelmente elevadas. As espécies de plantas e a fauna das florestas tropicais são bastante diversificadas.

Vegetação - Tipos e importância

Foto: Reprodução

Temperada

Nessas florestas, vegetais como carvalhos, bordos e faias são os mais comuns. Essas áreas possuem clima temperado e as estações do ano ocorrem de forma bem definida.

Tundra

A vegetação da tundra, que é dotada de temperaturas baixas, é tipicamente formada por vegetais como junco e capim.

Savana

Dotada de árvores pequenas e com caule torto, a savana é um tipo de vegetação também denominada de cerrado. O clima dessas florestas apresenta apenas duas estações: uma quente e outra chuvosa.

Vegetação mediterrânea

Oliveiras e sobreiros são árvores típicas desse tipo de floresta, uma vez que a vegetação mediterrânea se caracteriza por possuir árvores de pequeno porte. Seu clima predominante são verões secos e quentes e invernos úmidos de temperaturas amenas.

Vegetação de montanha

Essas coberturas vegetais são encontradas em áreas elevadas e apresentam vegetação pouco diversificada, em decorrência do clima que não é adequado para o desenvolvimento de plantas (clima muito frio devido à altitude).

Veja mais!