Publicado por Débora Silva

Você já deve ter percebido que, durante uma tempestade, ao vermos um relâmpago, demoramos alguns segundos até ouvirmos o barulho conhecido como trovão. Curioso, não? Apesar de os dois fenômenos terem a mesma origem e serem produzidos no mesmo instante, nós só ouvimos o estrondo depois de vermos o clarão. Isso acontece porque a velocidade da luz é muito grande (aproximadamente igual a 3 x 108 m/s) quando comparado com a velocidade do som no ar (que possui o valor aproximadamente igual a 343 m/s).

Velocidade do som

Foto: Reprodução

Como foi calculado o valor da velocidade do som?

Ao longo do século XVII, vários cientistas buscaram determinar o valor da velocidade do som, destacando-se Isaac Newton. O cientista inglês realizou a seguinte experiência: uma pessoa detonava um canhão a uma distância aproximada de 20 km de outra pessoa. A última pessoa media o tempo em que conseguia observar o clarão e o som produzido pelo canhão. Com esses valores, Isaac Newton calculou o valor da velocidade do som, no entanto, ele deixou de considerar dois importantes fatores: a temperatura e a densidade do ar.

Tempos depois, uma equipe da Academia de Ciências Parisiense conseguiu um resultado com medidas muito mais precisas: 343 m/s a 20ºC e ao nível do mar. Atualmente sabe-se que a temperatura do ar modifica o modo como o som se propaga, sendo que quanto maior é a temperatura de um gás, maior será a velocidade de propagação de uma onda sonora nele.

A velocidade do som nos meios materiais

O som é uma onda mecânica longitudinal que se propaga através de pequenas variações do meio material. O meio em que o som se propaga afeta a sua velocidade, assim como a temperatura e o ambiente.

Veja a seguir alguns dos diferentes valores da velocidade do som em diversos meios:

  • Na água do mar: aproximadamente 1522 m/s;
  • No aço: aproximadamente 6000 m/s;
  • No alumínio: aproximadamente 4420 m/s;
  • Na borracha: aproximadamente 1500 m/s;
  • No latão: aproximadamente 3500 m/s.

Como determinar a velocidade de um som?

Para determinarmos o valor da velocidade do som em determinado meio material, precisamos conhecer a distância a que o som se propagou e o tempo que foi necessário para propagar-se a essa distância.

Dessa forma, temos o seguinte:

Velocidade do som = distância (em metros) / tempo (em segundos) ou Vsom = d/t .

O resultado deve estar em metros por segundo (m/s), unidade para velocidade do Sistema Internacional.

Veja mais!