Português

Verbos

Verbos (do latim verbum, que significa palavra) são as palavras variáveis que exprimem ação (“correr”), estado (“ficar”), ocorrência (“nascer”), desejo (“querer”) e fenômenos da natureza (“chover”), situando-os no tempo. É a classe de palavras que apresenta o maior número de flexões na Língua Portuguesa.

Do ponto de vista estrutural, os verbos são compostos pelo radical (a parte invariável, que expressa o significado essencial do verbo e que normalmente se repete), terminação (parte flexionada) e a vogal temática (caracteriza a conjugação).

Classificação dos verbos

Os verbos podem ser classificados quanto à semântica (verbos transitivos, intransitivos, impessoais, de ligação), quanto à conjugação (primeira, segunda e terceira conjugação) e quanto à morfologia (verbos regulares, irregulares, anômalos, defectivos e abundantes).

Verbos

Foto: Reprodução

Flexão verbal

A flexão verbal refere-se à variação que o verbo pode apresentar. Os verbos flexionam-se em número (singular e plural), pessoa (primeira, segunda e terceira), modo (indicativo, subjuntivo, imperativo, infinitivo, gerúndio e particípio), tempo (presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente, futuro do pretérito) e voz (ativa, passiva – analítica ou sintética – e reflexiva).

As pessoas do verbo são as seguintes:

Conjugações verbais

São três as conjugações na Língua Portuguesa:

Morfologia

*Débora Silva é graduada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas)