Publicado por Anna de Cássia

Os verbos de elocução são verbos utilizados em histórias narrativas para indicar comportamentos dos personagens. Ficou difícil de entender? Calma, a gente explica!

Verbos de elocução

Foto: Reprodução

Narrações

Narração é um gênero literário onde é contada uma história. A pessoa que conta essa história é chamada de narrador, e ele pode ser um narrador de primeira pessoa (quando o narrador participa da história), ou um narrador de terceira pessoa (quando o narrador não é personagem da história, apenas observa tudo de fora).

Verbos de elocução na narração

Às vezes o narrador conta a história de uma forma indireta, aonde ele simplesmente narra os fatos ocorridos. Mas o narrador também pode narrar a história de forma direta, que é quando ele precisa relatar com suas palavras tudo o que aconteceu, incluindo uma transcrição real das falas dos personagens, e também as suas ações. Ou seja, na forma direta o narrador não está apenas contando a história, mas sim repetindo tudo o que os personagens disseram e fizeram.

Então, na narrativa direta, para indicar o que um determinado personagem falou, o narrador utiliza de um verbo de elocução. Para que você possa entender melhor, colocaremos um exemplo abaixo, onde os verbos de elocução estarão sublinhados.

Exemplo:

(…) Depois de passarem a tarde inteira jogando futebol, os dois irmãos, Lucas e Pedro, sentaram-se na grama cansados. Então Pedro perguntou:

– Você está com fome?

– Muita fome! – Lucas respondeu, passando sua mão pela barriga.

– O que você acha de irmos escondidos pegar um pedaço do bolo que mamãe fez hoje? – Pedro disse, com um sorriso no rosto.

Então eles se levantaram e correram para a cozinha, tento cuidado para entrar lá sem fazer barulho.

Esclarecendo ainda mais!

Segundo o dicionário, “elocução” significa expressar o pensamento através de palavras, faladas ou escritas. Ou seja, os verbos de elocução são aqueles que indicam o que os personagens falaram, como é mostrado no exemplo com os verbos “dizer”, “responder” e “perguntar”.

Os verbos de elocução podem expressar um pedido, uma pergunta, uma exclamação, uma negação, uma afirmação… enfim, são inúmeras as variações. Abaixo vamos listar para vocês vários exemplos de verbos de elocução de acordo com o que eles expressam.

Mais exemplos de verbos de elocução

  • Exclamar, gritar, espantar, bradar, etc.
  • Pedir, solicitar, rogar, etc.
  • Ordenar, solicitar, mandar, etc.
  • Dizer, declarar, afirmar, etc.
  • Contestar, negar, etc.
  • Perguntar, questionar, indagar, interrogar, etc.
  • Responder, replicar, retrucar, etc.

Veja mais!