Publicado por Robson Merieverton

O cuidado com a higiene humana deve ser um fator levado a sério. Preocupações que isentam esses cuidados podem trazer várias consequências para a saúde.

Nesse sentido, os mais incidentes são vermes, que podem provocar verminoses, atingindo várias partes do corpo e desencadeando sintomas incômodos.

As verminoses são causadas por platelmintos e nematelmintos, parasitas que se instalam no corpo humano, ou de animais, causando doenças. Ela pode ser identificada tanto em crianças, como em adultos. Dependendo do caso, elas podem levar o indivíduo a morte.

A penetração no corpo humano pode se dá das seguintes formas: contato direto ou indireto com fezes de animais contaminadas por vermes, ingestão de água ou alimento contaminados com vermes ou seus ovos.

verminoses-o-que-sao-e-suas-caracteristicas

Foto: depositphotos

Sintomas mais comuns

Algumas características podem ser apresentadas pelo corpo humano, mediante a contaminação por alguma verminose. Os mais comuns são: indisposição, fraqueza, diarreia, cólicas abdominais, enjoo, desidratação, perda de apetite, vômito, perda de peso, anemia, febre e problemas respiratórios.

Além do mais, outros sintomas ainda podem ser identificados no paciente com verminose, como retardo do desenvolvimento físico, mudança de comportamento na infância, obstrução intestinal e anemia grave.

Tipos mais comuns de verminose

A partir da realização de exames de sangue ou de fezes, o médico vai poder identificar qual o tipo de verminose que está atingindo o paciente. Dentre elas, conheça as principais:

Cisticercose

Esse tipo de verminose é causada pela ingestão de ovos da tênia solium, que podem ser encontradas na carne de boi e porco mal cozidas. Trata-se de um parasita intestinal, que pode migrar para várias outras partes do corpo.

Alguns dos principais sintomas para quem desenvolve esse tipo de verminose são: dores abdominais, náuseas, perda de peso, flatulência e diarreia.

Ascaridíase

Provocada pelo verme áscaris lumbricoides que fica alojado no intestino da pessoa infectada. A infecção ocorre por ingestão dos ovos do parasita, presentes no solo, água ou alimentos contaminados. Dor abdominal, diarreia, náuseas e anorexia são os principais sintomas desencadeados no organismo.

Em grande quantidade, esses vermes podem obstruir o intestino ou levar a pessoa a grave desnutrição.

Esquistossomose

Também conhecida como “barriga d’água”, essa doença é causada pelo schistosoma mansoni. A contaminação acontece quando a pessoa entra em contato com o verme através da água contaminada.

Pode provocar cólicas, dores de cabeça, emagrecimento, tonturas e diarreias. Com o passar do tempo, os vermes passam a habitar os vasos sanguíneos do fígado, causando o inchaço da barriga.

Enterobiose ou oxiuríase

O causador dessa verminose é o nematódeo Enterobius vermiculares. Tem como característica principal, coceira retal frequentemente noturna.

Isso pode desencadear a formação de escoriações, resultando em infecções secundárias no local, que evolui para uma inflamação com pontos hemorrágicos. Pode causar ainda diarreias, vômitos e náuseas.

Ancilostomíase

Também conhecida como amarelão, a doença é causada pelo verme Ancylostoma duodenale. Ela provoca lesões nas paredes dos intestinos, nos pulmões e na pele, além de espoliação sanguínea.

Em crianças com parasitismo intenso, pode ocorrer queda na quantidade de proteína sanguínea e atraso no desenvolvimento físico e mental. A transmissão acontece por meio de contato com os ovos que estão nas fezes, geralmente depositadas no solo.

Tratamento para as verminoses

O tratamento para as verminoses vai depender do tipo desenvolvido por cada paciente. Além da prescrição de medicamento, essa realizada pelos médicos, pequenos atos corriqueiros pode ajudar a evitar o contágio e também ajudar no tratamento.

Entre os mais comuns estão: lavar bem as mãos antes de qualquer refeições ou ao usar o banheiro, beber água filtrada ou fervida, lavar bem os alimentos antes de consumi-los ou prepará-los, andar sempre de pés calçados e ingerir carne bem passada.

Veja mais!