Por Lia Vieira em 22/11/2014

Realizar uma versificação consiste em facilitar a compreensão de como se constrói um poema, dividindo o mesmo em partes e detalhando cada uma delas. A versificação ou conhecida também como metrificação, é um recurso estilístico utilizado por diversos poetas, cuja sua existência não está diretamente relacionada com a noção de poesia, consistindo na técnica de fazer versos de acordo com o estudo de metros, pés, acento e ritmo, estabelecendo normas para a contagem das sílabas de um verso.

Versificação

Foto: Reprodução

Poetas como Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade, não se aprofundaram no estudo da métrica, porém, nem por isso deixaram de ser reconhecidos na literatura brasileira, em outros casos outros autores se dedicaram ao estudo da versificação sem terem sido considerados nomes importantes em nossa literatura. Olavo Bilac e Guimarães Passos são os autores que defendem fortemente o uso da métrica.

Versificação – Técnica e arte de fazer versos

Verso: Cada linha de um poema, é uma palavra ou conjunto de palavras com unidade rítmica. Por Exemplo:

“Quem é esse viajante

Quem é esse menestrel

Que espalha esperança

E transforma sal em mel?”

Estrofe: são agrupamentos de versos, podem ser classificadas quanto ao número de versos, podendo ser:

  • Monóstico: estrofe com um verso.
  • Dístico: estrofe com dois versos.
  • Terceto: estrofe com três versos.
  • Quadra ou quarteto: estrofe com quatro versos.
  • Quintilha: estrofe com cinco versos.
  • Sextilha: estrofe com seis versos.
  • Septilha: estrofe com sete versos.
  • Oitava: estrofe com oito versos.
  • Nona: estrofe com nove versos.
  • Décima: estrofe com dez versos.

Refrão ou Estribo: são poesias como a balada e o rondó, que apresentam versos que se repetem no fim das estrofes.

Rima: é a identidade de sons que ocorre no fim dos versos, embora possa ocorrer também no meio do verso, chamada de rima interna. O importante aqui é haver coincidência de sons (total ou parcial), e não das letras que a formam, a rima facilita na acentuação do ritmo melódico do texto poético.

Verso branco: é o verso que não possui rima.

Encadeamento: ocorre quando o verso não é finalizado junto com o segmento sintático, ocorrendo o encadeamento, que é também chamado de Enjabement, isto é, a continuação do sentido de um verso no verso seguinte, por exemplo:

“E entra a Saudade… Fiquei

Como assombrado e sem voz!”

Classificação dos versos

Os versos são classificados conforme o número de sílabas poéticas que possuem:

  • Monossílabo: verso com uma sílaba poética.
  • Dissílabo: verso com duas sílabas poéticas.
  • Trissílabo: verso com três sílabas poéticas.
  • Tetrassílabo: verso com quatro sílabas poéticas.
  • Pentassílabo ou redondilha maior: verso com cinco sílabas poéticas.
  • Hexassílabo: verso com seis sílabas poéticas.
  • Heptassílabo: verso com sete sílabas poéticas.
  • Octossílabo: verso com oito sílabas poéticas.
  • Eneassílabo: verso com nove sílabas poéticas.
  • Decassílabo: verso com dez sílabas poéticas.
  • Hendecassílabo: verso com onze sílabas poéticas.
  • Dodecassílabo ou alexandrino: verso com doze sílabas poéticas.
  • Verso Bárbaro: verso com mais de doze sílabas poéticas.

Metro

É a medida do verso, seu estudo é chamado de metrificação, isto é, é a contagem das sílabas poéticas ou sílabas dos versos, as sílabas dos versos são sonoras, sendo sua contagem realizada de maneira auditiva, diferente da contagem gramatical, que ocorre, por exemplo, em um texto em prosa.