Publicado por Débora Silva

Nós, falantes da Língua Portuguesa, sabemos que a nossa língua materna está entre os idiomas mais complexos do mundo e que é preciso conhecer as regras gramaticais para que possamos escrever cada vez melhor.

Uma das grandes dúvidas está relacionada com a grafia correta de determinada palavra, certo? Esta dúvida se complica ainda mais quando existem duas palavras muito parecidas e não sabemos qual é a correta. Dentre estes casos está a correta grafia da palavra “viagem”. Seria “viagem”, com “g,” ou “viajem”, com “j”? Muitas pessoas confundem a grafia desta palavra e existe uma explicação para isso.

Viagem ou viajem?

Os termos “viagem” e “viajem” existem na Língua Portuguesa e ambos estão corretos, no entanto, há uma diferença muito importante entre eles. “Viagem” e “viajem” são palavras iguais na pronúncia, porém diferentes na escrita e, por isso, são classificadas como homônimas homófonas.

Viagem ou viajem - Qual o correto?

Foto: Reprodução

Observe as seguintes frases:

  • A viagem dura 12 horas.
  • É bastante provável que ele viaje ainda hoje.

Qual é a diferença entre as frases acima? Na primeira frase, a palavra “viagem” é um substantivo que faz parte do sujeito; na segunda, é um verbo.

Desta forma, toda vez que a palavra “viagem” for substantivo comum, sendo empregado para falar de um passeio para um determinado lugar, é escrita com “g”.

Caso a palavra seja a flexão do verbo “viajar” na 3ª pessoa do plural do presente do subjuntivo ou na 3ª pessoa do plural do imperativo, será escrita com “j”.

O substantivo deve ser escrito com “g” devido a uma regra da Língua Portuguesa que afirma que os substantivos terminados em -agem, -igem e –ugem devem ser escritos com “g”. É o caso de palavras como “ferrugem”, “passagem”, “origem”, imagem” e outras.

Já o verbo conjugado na 3ª pessoa do plural do presente do subjuntivo ou na 3ª pessoa do plural do imperativo deve ser escrito com “j”. Observe atentamente as seguintes conjugações:

Presente do subjuntivo

(Que eu) viaje
(Que tu) viajes
(Que ele) viaje
(Que nós) viajemos
(Que vós) viajeis
(Que eles) viajem

Imperativo

(Eu) –
(Tu) viaja
(Ele) viaje
(Nós) viajemos
(Vós) viajai
(Eles) viajem

Isto ocorre pela regra da Língua Portuguesa que afirma que todas as formas verbais dos verbos terminados em –jar devem ser escritas com “j”.

Agora fica fácil acertar a grafia dessa palavra, não é mesmo? Basta lembrar o seguinte: sempre use “g” para o substantivo e “j” nas conjugações verbais.

*Débora Silva é graduada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas).

Veja mais!