Publicado por André Luiz Melo

“Na natureza nada se cria, tudo se transforma”. Essa foi uma das frases ditas por Antoine Laurent Lavoisier, homem considerado o “pai” da química. Francês de nascença, ele nasceu em 26 de agosto de 1743 em Paris, e perdeu a mãe de forma prematura. Seu pai era advogado.

Lavoisier iniciou a vida acadêmica em direito no Colégio Mazzarino, mas logo lhe despertou o desejo pela ciência. Aos 22 anos ganhou medalha de ouro da Academia de Ciências por ter desenvolvido o projeto de iluminação para as ruas parisienses. Já aos 25, foi acolhido como integrante da Academia Real de Ciências da França.

Esse químico Frances também adquiriu ações da Ferme Générale, entidade privada que arrecadava impostos da população em nome da coroa francesa. A ideia de Lavoisier era custear as suas pesquisas e experimentos.

Aos 29 anos, ele casou-se com Marie Anne Pierrette Paulze (1758-1836), garota à época com 13 anos. A moça era filha de um dos sócios majoritários da Ferme Générale.

Já em 1789, durante a Revolução Francesa, a população se revoltou contra os abusos da coroa, enquanto que os integrantes da Ferme Générale passaram a ser considerados inimigos. Assim, em 8 de maio de 1794 Lavoisier foi guilhotinado em plena Place de la Révolution em Paris, atual Place de la Concorde.

Vida e descobertas de Antoine Lavoisier

Foto: Reprodução

Oxigênio – Respiração e a reação de combustão

Após a descoberta de um novo gás por Priestley, em 1774, Lavoisier se aprofundou no assunto e realizou diversas experiências. Após estudos, o químico francês evidenciou que o novo gás (oxigênio) era essencial para a combustão.

Composição do ar

Os estudos e as experimentações de Lavoisier foram capazes de constatar que o oxigênio também constituía parte do ar da atmosfera, e que o mesmo era o gás da respiração humana, que na atmosfera se unia ao nitrogênio.

Lei de Conservação da Massa (Lei de Lavoisier)

As pesquisas de Lavoisier evidenciaram que as massas de todas as substâncias envolvidas em reações de combustão continuavam imutáveis. Assim, a massa pesada antes de uma reação é igualmente no final do processo, isso se a reação fosse realizada em um recipiente fechado.

Composição da água

Em 1783, as pesquisas de Lavoisier obtiveram como resultado que a combinação de duas partículas de hidrogênio e uma de oxigênio (H2O) representava a fórmula da água.

Metabolismo animal

Combustão interna. Assim Lavoisier classificou o metabolismo dos animais. Segundo os estudos dele, o carbono e o hidrogênio que eram resultantes dos alimentos reagiam com o oxigênio e originavam gás carbônico e água.

Nomenclatura para elementos

A obra “Tratado Elementar de Química”, lançada em 1789 por Lavoisier, apresentava a uma nomenclatura moderna para 33 elementos. Segundo o conceito correto, atualmente, esses elementos são substâncias.

Veja mais!