Publicado por Nicoli Tomazella

No ano de 1808 a Família Real Portuguesa chegava ao Brasil. O motivo da vinda foi devido à invasão das tropas de Napoleão Bonaparte a Portugal.

Familia Real

Foto: Reprodução

Entendendo mais sobre o motivo da vinda ao Brasil

Dom João não viu alternativa a não ser fugir para a colônia, quando viu que Napoleão atacava seu país (Portugal). A causa dessa invasão foi o fim do Bloqueio Continental, que dizia que nenhum outro país da Europa poderia comercializar com a Inglaterra. Portugal era aliado da Inglaterra, então Napoleão, como líder francês, desejava o fim Bloqueio Continental, para isso era preciso à invasão a Portugal.

Foi a partir desse ocorrido que a Família Real chegou ao Brasil.

 A chegada

Quando chegou às terras tupiniquins, o primeiro decreto de Dom João foi que os portos brasileiros fossem abertos para o comércio com todas as nações amigas, inclusive a Inglaterra. Chegaram à Bahia, onde ficaram hospedados por um mês, realizaram melhoras na região, como a criação da Escola de Cirurgia, a Criação da Junta do Comércio, a criação do Passeio Público e a construção do Teatro São João.

Logo após mudaram para o Rio de Janeiro, onde foi instalada a sede do governo de Portugal, por mais de treze anos. Com a vinda da Família, o Rio de Janeiro cresceu muito ganhando novas estruturas.

As melhorias ao Brasil

A vinda da Família Real ao Brasil trouxe inúmeras melhorias e inovações para a colônia.

Como a construção do Banco do Brasil, da Academia Militar e da Marinha, da Imprensa Régia, da Academia de Belas Artes, o Jardim Botânico, o Museu da Biblioteca Nacional, além de outros museus, a construção de bibliotecas, de teatros e de escolas.

Além da economia que recebeu um salto positivo logo depois que os portos se abriram para comercialização com outras nações.

Deixando de ser colônia

Em 19 de dezembro de 1815, o Brasil deixava de ser colônia e foi nomeado como Reino Unido a Portugal e Algarve, suas capitanias foram transformadas em províncias.

A volta para Portugal

Com o falecimento da rainha de Portugal, D. João assumiu o posto de sua mãe. Administrou Portugal daqui do Brasil, através de mensageiros. Isso durou até o ano de 1820 quando houve uma revolta em Portugal, pois o povo queria seu representante presente no país. D. João voltou para Portugal deixando no Brasil D. Pedro I, como Príncipe Regente.

Veja mais!