Publicado por Priscila Melo

Você sabe a diferença entre o volume e a área de um sólido geométrico? Como se calcula o volume de um paralelepípedo? E de um cilindro? Ao encher uma piscina ou até mesmo uma caixa d’água, é preciso saber calcular o volume para que a quantidade de água que será despejada nesse local seja correta. Vamos aprender agora o que é volume e como calcular o volume de um cilindro.

Volume do cilindro deitado

Foto: Reprodução

O que é volume?

Para calcular o volume de um sólido geométrico, é importante saber, antes de mais nada, a sua definição. Volume é o espaço ocupado por um corpo de dimensões geométricas, podendo ainda ser entendido como a capacidade de armazenamento de objetos geométricos. Como exemplos de sólidos geométricos, que possuem a caraterística de armazenar alguma coisa, temos a caixa d’água e a piscina. Eles possuem a forma de um paralelepípedo onde suas faces são figuras de quatro lados.

O cilindro

Existem alguns corpos que possuem a capacidade de armazenamento, mas que não são paralelepípedos. O cilindro, por exemplo, é um sólido geométrico de formato redondo. Ele possui duas bases, uma superior e outra inferior, ambas com o formato de um círculo.

O cilindro, assim como todo sólido geométrico, possui um volume que determina a sua capacidade. Esse sólido é muito utilizado em nosso cotidiano como reservatório de substâncias gasosas e líquidas. Como exemplo temos: a lata de óleo, tanques de combustíveis, reservatórios de gás, copos, garrafas e muitos outros.

Conhecendo a fórmula

Para calcular a capacidade de armazenamento de um cilindro, é preciso encontrar primeiro a área da base circular e multiplicar pela sua altura. Para achar a área da base circular calculamos a medida do raio e o valor do número π (pi), que é 3,14. Veja a fórmula:

Ab = π x r²

Onde:

Ab = área da base

π = pi

r = raio

Desta forma, basta multiplicar pela altura que temos o volume do cilindro, veja a fórmula:

V = π x r² x h

Onde:

V = volume do cilindro

h = altura do cilindro

Na prática

Vamos ver agora alguns exemplos de como calcular o volume de um cilindro:

Exemplo 1:

Qual o volume de um tanque de água, que possui o formato cilíndrico, com raio de 1 metro e altura de 2 metros?

Fórmula: V = π x r² x h

V = 3,14 x 1² x 2

V = 3,14 x 1 x 2

V = 6,28 m³

Podemos dizer então, que esse tanque possui a capacidade de 6.280 litros.

Exemplo 2:

Um tanque de combustível no formato cilíndrico possui o raio de 4 metros e a altura de 12 metros. Qual a capacidade desse tanque?

Fórmula: V = π x r² x h

V = 3,14 x 4² x 12

V = 3,14 x 16 x 12

V = 602,88 m³

Podemos dizer então, que esse tanque possui a capacidade de 602.880 litros.

Veja mais!