Publicado por Anna de Cássia

Zona rural é uma região do município que não faz parte região urbana, ou seja, não se localiza próximo à cidade, mas sim em sítios e fazendas. Ela é uma zona muito importante, pois muitos brasileiros moram nas zonas rurais, e todos nós – sem exceção – precisamos dela para viver.

Zona rural

Foto: Reprodução

A importância da zona rural

A zona rural é muito importante para todos nós porque é lá que são desenvolvidas as atividades agropecuárias. O que é isso? É simples, é na zona rural que existem plantações de comidas como feijão, arroz, frutas e legumes, e também a criação de animais para consumo, como bois, frangos, porcos, etc.

Se as zonas rurais forem destruídas, os supermercados não terão onde conseguir a comida e a carne, e nós não teríamos aonde comprar. Em pouco tempo a humanidade iria morrer de fome.

Porém, por mais importante que a zona rural seja, a humanidade não se importa em destruí-la para construir mais cidades. Eles estão destruindo a natureza rapidamente e logo não sobrará mais nada.

Outros aspectos econômicos da zona rural

Além de ser muito importante para o país pela produção de alimentos – para consumo interno e também para exportação –, a zona rural se mostra funcional também em outro aspecto da economia, como por exemplo, o turismo.

Ecoturismo ou turismo rural é uma atividade que têm se tornado cada vez mais popular entre as pessoas que cresceram nas cidades grandes e não tiveram contato com a natureza.

Na tentativa de sair da rotina estressante da vida urbana, as pessoas costumam passar alguns dias descansando nas fazendas, fazendo trilhas ecológicas, cavalgando, tomando banhos de cachoeiras, e recebendo instruções de guias turísticos que lhes ensinam a importância de cuidar da natureza e ser uma pessoa ecologicamente correta.

A zona rural e a biodiversidade

Outro aspecto importante das zonas rurais é que elas contribuem para a biodiversidade, para o equilíbrio e o desenvolvimento sustentável do planeta. A destruição da zona rural para construir cidades, além de acabar com a nossa fonte de alimentos, vai também colocar em extinção inúmeras espécies de plantas e animais, poluir as águas, acabar com o oxigênio, e matar milhares de bichinhos inocentes.

Por este motivo que foram criadas as Unidades de Conservação, que têm como objetivo preservar o patrimônio ambiental e cultural do país, não permitindo o desmatamento e outras práticas que destruam nossas zonas rurais.

Veja mais!