Publicado por Anna de Cássia

Zona urbana é a área do município onde se localiza a cidade, não importando o seu tamanho ou a quantidade de habitantes. Seja uma cidade grande ou pequena, é considerada zona urbana quando não está incluída na área rural – que é constituída por sítios e fazendas.

Zona urbana

Foto: Reprodução

Características da zona urbana

As zonas urbanas possuem muitas características próprias, como edifícios, muitas casas, calçadas, meio fio, além de rede de iluminação, água e saneamento ambiental, também como serviços de saúde, educação e lazer.

Ou seja, em praticamente toda cidade de zona urbana você irá encontrar hospitais, escolas, farmácias, supermercados, esgotos, luz e água encanada… tudo isso faz parte dos serviços básicos da zona urbana, que por sua vez não estão presentes na zona rural.

A zona urbana e o êxodo rural

Muitas cidades estão repletas de empresas, indústrias, fábricas, comércios… várias oportunidades de emprego que acabam atraindo os moradores da zona rural para a cidade grande, pois além de terem mais chances de subirem na vida, têm toda a comodidade de escolas, hospitais e supermercados por perto, que não têm nas fazendas.

Isso tem causado um efeito chamado êxodo rural, que é quando as pessoas abandonam o campo para morar nas cidades. Isso está causando uma superlotação na zona urbana (muita gente para pouco espaço), e fazendo com que fique pouca mão de obra nas zonas rurais para cuidar das plantações e do gado que alimentam todos da cidade.

A expansão urbana e suas consequências

O crescimento da cidade sem planejamento, que acontece por causa do êxodo rural, tem trazido sérios problemas para as áreas urbanas. Um deles é que a falta de espaço tem feio as pessoas irem morar em lugares inapropriados, como encostas de rios e morros, que são muito perigosas, pois quando chove as casas podem ser destruídas.

Outro grande problema é que as grandes cidades produzem muito lixo, e simplesmente não têm aonde colocar tanto lixo. Eles acabam sendo jogados à céu aberto, formando esgotos e contaminando o solo, as águas e a atmosfera. Esse lixo mal cuidado acaba gerando várias doenças.

Outro grande problema da expansão das zonas urbanas é o trânsito, que tem ficado cada dia maior e mais caótico, além da violência que tem aumentado exponencialmente nos últimos anos. As moradias em locais inadequados têm formado inúmeras favelas, locais onde podemos ver muita desigualdade social e uma quantidade gigantesca de outros problemas sociais, econômicos e culturais.

Veja mais!