Publicado por Priscila Melo

Você já ouviu falar nas zonas térmicas da Terra? Devido ao nosso planeta possuir uma forma arredondada que é achatada nos polos, os raios solares que atingem a superfície terrestre possuem mais intensidade em algumas partes do que em outras e é por isso que existem as zonas térmicas. O que você acha de conhecer um pouco mais sobre elas agora?

Zonas térmicas da Terra

Foto: Brainly | Reprodução

O planeta Terra

Devido a sua forma quase esférica e levemente achatada nos polos, o planeta Terra ao receber os raios solares, não recebe esses raios de forma uniforme em toda a sua extensão norte-sul.

Com o movimento de rotação é possível receber a luz do Sol em nosso planeta, mas a intensidade desses raios se dá de forma diferente em cada lugar da Terra. Mas é importante observar que as áreas que ficam mais próximas à Linha do Equador (latitudes baixas), existe uma maior intensidade dos raios solares, atingindo a superfície da Terra de forma perpendicular. Desta forma, podemos afirmar que quanto mais próximos estivermos dos polos do planeta, menores serão as intensidades desses raios.

O clima

Devido aos fatores vistos acima e aos elementos relacionados com os solstícios e equinócios, temos a formação de diferentes faixas climáticas na Terra. Os climas do nosso planeta se dividem em zonas, as zonas glaciais, as zonas temperadas e as zonas tropicais ou intertropicais.

Quanto mais próximo da Linha do Equador, mais alta é a temperatura, isso acontece porque os raios atingem a superfície terrestre formando um anglo de 90º. Já os polos recebem essa luz de forma bastante inclinada.

As zonas polares

As zonas polares, também chamadas de zona glacial ártica e antártica, são as zonas que apresentam as temperaturas mais baixas do planeta, pois recebem os raios solares com menor intensidade.

Devido aos solstícios, uma parte do ano nessas zonas é totalmente noite, o que faz com que as temperaturas fiquem ainda mais baixas. As zonas polares abrangem as regiões que se localizam ao norte do Círculo Polar Ártico e ao sul do Círculo Polar Antártico.

As zonas temperadas

As zonas temperadas são as áreas onde podemos perceber claramente as quatro estações do ano, isso acontece porque os raios solares atingem a superfície terrestre de maneira não muito inclinada e nem perpendicular. Devido a essa posição, as temperaturas nessa zona são amenas. As zonas temperadas abrangem as áreas que ficam posicionadas entre os trópicos e os círculos polares.

As zonas tropicais ou intertropicais

As zonas tropicais ou intertropicais, ainda chamadas de zona equatorial, são áreas próximas à Linha do Equador. Nestas zonas os raios solares atingem a superfície de maneira perpendicular, ou seja, com mais intensidade. Com isso essa faixa climática apresenta as maiores temperaturas médias, sendo consideradas as regiões mais quentes do planeta.

Veja mais!