Publicado por Robson Merieverton

Conhecida por ser a ciência especializada no estudo dos hábitos, formação, anatomia e tantos outros fatores relacionados ao mundo animal, a zoologia teve seus ramos originais no final do século XIX. Pela amplitude do assunto, já deu para perceber o quão importante é incluir o tema no planejamento de estudos.

É importante que você saiba que a zoologia oferece todas as informações para que qualquer animal seja compreendido, o que está incluso também a forma com que ele se mantêm, o ambiente em que vivem e características genéticas que podem ser dadas através do relacionamento com o meio ambiente.

A importância da zoologia para a ciência humana é dada pela diversidade de espécies que são identificadas. Só para se ter uma ideia são cerca de nove milhões de espécie de animais existentes no mundo. A diversidade das espécies também conta um pouco sobre a riqueza das localidades.

Zoologia: o estudo relacionado aos animais

Foto: Pixabay

Classificação na zoologia

Para que o estudo da zoologia possa ser feito de forma completa e organizada, a ciência foi subdivida em vários ramos. Esses, por sua vez, levam em consideração alguns especificidades dos animais para que eles possam ser agrupados em nichos do reino animal.

Entre elas estão a parasitologia, que são organismos animais que vivem a partir de outros; a protozoologia, que estuda os animais unicelulares ou protozoários; a helmintologia, que trata dos vermes e diferentes outros tipos, como os platelmintos, asquelmintos e anelídeos.

Nesse âmbito ainda podem ser destacados a malacologia, que estuda a vida e comportamento dos moluscos; a entomologia, relativa aos artrópodes e insetos; os vertebrados; a ictiologia, que estuda os peixes; a herpetologia, os répteis; a ornitologia, as aves e a mastozoologia, os mamíferos.

Além desses filos principais, a zoologia ainda pode ser subdividida em outros 35 filos diferentes. Entre os principais deles podem ser citados: Porifera, Nematoda, Mollusca, Annelida, Arthropoda, Cnidaria, Echinodermata, Platyhelminthes e Chordata.

As técnicas de estudo da zoologia

Para que toda essa especificação fosse dada aos animais que habitam o Planeta Terra, muitos instrumentos foram usados para estudá-los, além do principal deles, que é o próprio ser humano e a observação. Câmera fotográfica, binóculo, pinças, bisturis, agulhas, tesouras, entre outros instrumentos podem ser apontados.

Em certos casos, os animais que são capturados mortos também servem de instrumento para que detalhes mais específicos possam ser conhecidos. A zoologia moderna também faz uso de procedimentos bioquímicos complexos para analisar as proteínas de uma determinada espécie. Isso ajuda a identificar a semelhança com outras espécies já catalogadas ou até o descobrimento de uma nova.

Importância da zoologia para o homem

Através de conhecimentos mais aprofundados sobre as espécies animais se faz possível identificar seu comportamento a fundo. Isso acaba ajudando no descobrimento de novas doenças, antídotos e também concepção de vacinas. São através desses conhecimentos que parte da vida das pessoas podem ser programadas, como a plantação no campo ou o controle de pragas.

Veja mais!