Publicado por Débora Silva

A alimentação é essencial para o funcionamento adequado do nosso organismo e para que a nossa saúde esteja sempre em ótimas condições. Mas não basta consumir qualquer alimento: é necessário alimentar-se bem, comer de tudo um pouco, já que nenhum alimento sozinho, independente da quantidade ingerida, fornece todos os nutrientes que o nosso corpo precisa para estar funcionando muito bem. O nosso organismo gasta energia para manter as suas atividades vitais e a alimentação é de extrema importância nisso, já que fornece as energias necessárias ao processo, em calorias, carboidratos, gorduras, açúcares e proteínas.

A importância da alimentação

Foto: Reprodução

As origens dos alimentos

Os alimentos podem ser de origem animal, vegetal e mineral.

  • Origem animal: os alimentos de origem animal incluem as carnes, os ovos, o leite e seus produtos derivados, como o queijo e a manteiga;
  • Origem vegetal: os alimentos de origem vegetal incluem as frutas (como a banana, maçã, mamão, etc.), verduras (brócolis, espinafre, alface, etc.), legumes (abobrinha, mandioca, beterraba, etc.) e cereais (pães, feijão, arroz, etc.);
  • Origem mineral: os alimentos de origem mineral incluem a água e os sais minerais, que são encontrados nos alimentos em geral.

Alimentação balanceada e saudável

Como já falamos anteriormente, não adianta comer apenas um alimento, pois este sozinho não fornece os nutrientes necessários ao bom funcionamento do nosso organismo. O ideal é manter uma alimentação balanceada, variada e saudável, incluindo os alimentos de origem animal, vegetal e mineral no cardápio diário. Uma alimentação saudável é a combinação das variedades e das quantidades adequadas dos alimentos à idade da pessoa e à atividade física praticada por ela. Os legumes, as verduras e as frutas possuem grande parte das vitaminas e sais minerais necessários ao nosso organismo, além de fornecer fibras (ajuda no bom funcionamento do intestino) e baixo teor calórico, evitando o aumento de peso. Os cereais, como pães, arroz, feijão e muitos outros, fornecem carboidratos, que são responsáveis por uma grande parte da energia que o nosso corpo precisa para realizar as suas atividades vitais. O leite e seus derivados fornecem proteína, cálcio, vitamina D, gordura e alguns sais minerais ao nosso organismo. As carnes (peixe, aves e carne de vaca) e ovos fornecem minerais, com destaque para o ferro, lipídeos, proteínas e algumas vitaminas ao nosso organismo.

Para consumir moderadamente

Muitos alimentos industrializados possuem substâncias que, se forem consumidas em excesso, podem causar danos à nossa saúde. Por isso, é importante comer moderadamente – de vez em quando e em pequenas quantidades – alimentos como salgadinhos, biscoitos recheados, alimentos ricos em açúcar, refrigerantes, fast food e frituras.

Veja mais!