Publicado por Ana Ligia

Responsável por preservar a história e a cultura de diversos povos por milhares de anos, o museu possui uma importante missão nas memórias das antigas, atuais e próximas gerações.

Segundo o Conselho Internacional de Museus, o lugar é um “estabelecimento de caráter permanente, administrado para interesse geral, com a finalidade de conservar, estudar, valorizar de diversas maneiras e, conjunto de elementos de valor cultural: coleções de objetos artísticos, históricos, científicos e técnicos, jardins botânicos e zoológicos, aquários.”

Por meio da iniciativa do International Council of Museums (ICOM) que em português quer dizer Conselho Internacional de Museus, o Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977 e comemorado em todo o mundo no dia 18 de maio.

A data busca incentivar a população a visitar os espaços e apreciar as exibições dos museus, seja ele com foco em arte clássica, moderna, contemporânea ou de qualquer outro tipo.

O Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977 e é comemorado no dia 18 de maio

A data busca incentivar a população a visitar os espaços (Foto: depositphotos)

Tipos de museu

O Cadastro Nacional de Museus (CNM), que por meio de coleta e registros busca conhecer todo o campo de museus no Brasil, desde 2006 conseguiu mapear 3.200 instituições museológicas no território brasileiro.

Alguns deles podem ser classificados como:

Museu de Arte

O foco principal desse espaço é mostrar somente obras como esculturas, pinturas e instalações.

Museus de Astronomia

Também pode ser considerado como “museu de ciência”, o museu de astronomia, como o nome já sugere, tem como foco a preservação da ciência que trata do universo sideral e dos corpos celestes.

Veja também: 8 de maio e o Dia do Artista Plástico

Museu de Bairro/Cidade

Os museus de bairro ou da cidade buscam retratar e preservar as histórias e cultura do local.

Museu Biográfico

Pouco mencionado, o museu biográfico é muito comum em cidades pequenas, o acervo costuma ser todo produzido por apenas uma única pessoa.

Museu de Ciência

Famoso em todo o mundo, esse museu busca ensinar ciência, teorias, seus principais pesquisadores e formas de raciocínio.

Museu Histórico

Pretende preservar a relevância histórica do seu acervo.

Museu Temático

Os museus temáticos se especializam em apenas um tema e exploram um acervo sobre isso. Como os museus de automóvel, de cera, futebol, entre diversos outros.

Ecomuseus

Membros da comunidade onde o museus está instalado geralmente ajudam na formação, manutenção e preservação do espaço. O ecomuseu preserva o ambiente cultural, social e espacial, voltado principalmente para a comunidade onde se encontra.

Veja também: A arte barroca

Principais museus do mundo

Louvre – França

É no Museu do Louvre que fica exposta a pintura da Mona Lisa

O Museu do Louvre foi construído em Paris, capital da França, em 1793 (Foto: depositphotos)

Um dos museus mais famosos e visitados do mundo, o Louvre foi construído em Paris em 1793 e contém incríveis acervos de história, arte e cultura de diversos povos. É nele que fica exposta a pintura da Mona Lisa, Vitória de Samotrácia, Vénus de Milo, diversos trabalhos de grandes artistas, artefatos do Egito Antigo, entre outras grandes obras.

Museu Nacional de História Natural – Estados Unidos

O Museu Nacional de História Natural foi fundado em 1910

O Museu Nacional de História Natural fica situado em Washington, nos EUA (Foto: depositphotos)

Fundado em 1910 e localizado em Washington, o National Museum of Natural History contém mais de 125 milhões de espécies de artefatos como plantas, animais, rochas, objetos culturais e tantos outros.

Museu Britânico – Inglaterra

O Museu Britânico foi eleito em 2012 o terceiro museu mais visitado do mundo

O Museu Britânico está situado em Londres e foi fundado em 1753 (Foto: depositphotos)

Localizado em Londres, o museu fundado em 1753 reúne peças como a Pedra de Roseta e os frisos do Partenon de Atenas e outros artefatos que possuem um valor incalculável. O museu foi eleito em 2012 o terceiro museu mais visitado do mundo.

Museus Vaticanos, Vaticano

O Museu do Vaticano é situado em Roma, na Itália

O Museu do Vaticano possui um dos maiores acervos culturais do planeta (Foto: depositphotos)

Expondo coleções de arte e antiguidades consideradas valiosíssimas, o Museus Vaticanos começou a ser feito no século 16 e é um dos maiores acervos culturais do planeta.

Veja mais!