Publicado por Pollyana Batista

O blog é uma ferramenta incrível de comunicação. Por meio dele, o seu autor pode escrever para que o mundo conheça um pouco mais sobre ele próprio ou sobre assuntos do seu interesse.

Há milhares de blogs que vão desde os jornalísticos até os tradicionais diários na internet. Você sabe como fazer um texto para blog?

Reunimos dicas preciosas da maior plataforma gratuita de blogs do mundo: a WordPress. A gigante ensina como manter seu blog atualizado e como conquistar cada dia mais novos leitores. Aprenda agora.

Recursos estruturais para um bom texto para blog

É possível deixar sua redação mais atrativa por meio de recursos textuais

Parágrafos, títulos e subtítulos precisam ser atrativos e coerentes (Foto: depositphotos)

A WordPress explica como deixar sua redação mais atrativa por meio de recursos textuais disponíveis na própria plataforma e também observando algumas regras gramaticais. Observe as sugestões:

Parágrafos

Faça uso dos parágrafos, pois grandes blocos de textos são pouco atrativos e muito cansativos.

“Para quebrar o seu texto em parágrafos, use espaços duplos entre os parágrafos, teclando ENTER duas vezes. O WordPress irá automaticamente detectar e inserir esses tags HTML na sua escrita”, explica a plataforma.

Veja também: Para que serve um blog

Seções

Pequenos títulos são chamados no mundo dos blogs de seções. Eles são identificados pelas siglas h1, h2, h3, h4. Quanto menor o número do H, maior é o destaque dele.

Portanto, o h1 é maior que o h4, por exemplo. “Por padrão, a maioria dos temas WordPress utilizam os níveis de primeira, segunda e terceira, por vezes, dentro do site. Você pode usar h4 para definir suas posições próprias.

Legenda da secção

Não esqueça de incluir: tags alt em imagens e title em links para tornar os seus textos mais acessíveis para os sistemas de busca online. Desta forma, você vai aumentar as chances do seu blog ser visto e lido por mais pessoas.

Veja também: O universo da linguagem internetês

Recursos de conteúdo para um bom texto

Um bom texto para blog precisa atender não só a estrutura mas também ao conteúdo

O wordpress é uma plataforma gratuita para produção de textos para blogs e sites (Foto: depositphotos)

Escrever um texto para blog não se limita à observância das características estruturais, mas também ao seu conteúdo. Observe as dicas do WordPress.

Reflita

Sua postagem pode ser lida por milhares de pessoas. Diante disso, pense bem no que você vai escrever e evite precipitações, julgamentos ou preconceitos. Uma dica para ter certeza que o seu texto está leve é revisá-lo antes de publicar.

Verifique a ortográfica

Seu texto não pode ter erros de português, isso atrapalha a leitura e afasta o público. Por isso, o WordPress recomenda: “há muitos plugins de correção ortográfica disponível, mas que nem sempre podem verificar tudo o que têm o idioma português. Alguns escritores escrevem seus textos em Editores de Texto, com verificação ortográfica e depois colam o texto no WordPress”.

Veja também: Benefícios de escrever

Temática

Escreva sobre o que você gosta. Isso vai acrescentar muito ao seu conteúdo. “Se você se força a escrever sobre algo que você realmente não gosta, isso vai aparecer. Talvez você não tenha um tema específico para escrever quando começou, mas isso é normal. Você vai se concentrar mais tarde. Basta aproveitar a experiência e escrever o que quiser”, diz o site oficial do WordPress.

Pratique

A prática leva mesmo à perfeição. Se possível, exercite o seu texto até duas vezes por dia. Isso vai te ajudar a aumentar a qualidade dos posts. Aproveite também para ler bastante, principalmente outros blogs do mesmo seguimento que o seu.

Veja mais!