Ciências

O Sistema Solar

O Sistema Solar é um conjunto de planetas, cometas, asteroides, planetas-anões e outros corpos celestes que giram ao redor do Sol. Devido à força gravitacional do Sol, cada um desses se mantém em sua órbita. Os planetas que fazem parte deste sistema além da Terra, são: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Até o ano de 2006 havia mais um planeta, que era Plutão, porém este deixou de ser considerado um planeta e passou a ser um planeta-anão, assim como Plutão também temos: Ceres, Éris, Makemake e Haumea.

O Sistema Solar

Foto: Reprodução

Os componentes do Sistema Solar

O principal componente deste sistema é o Sol, como no próprio nome já diz. O Sol é a fonte de energia que domina este sistema, pois por ter grande massa, sua força gravitacional mantém todos os planetas em órbita e devido a sua luz e calor intensos é que se torna possível a existência de vida na Terra.

Os cientistas afirmam que o Sol é uma estrela de tamanho e luminosidade médios, e que existem outras estrelas muito maiores, porém como a distância dessas estrelas para a Terra é bem maior não sofremos nenhuma consequência. A distância do Sol em relação é ideal para que haja vida na Terra.

O Sol possui aproximadamente 99,86% de toda a matéria do Sistema Solar o que faz com que todos os outros elementos que constituem o Sistema Solar juntos não sejam nem 0,2% .

Os planetas

Os planetas não possuem luz própria, têm o formato arredondado e alguns estudiosos afirmam que eles foram formados por porções de massa muito quentes e que com o tempo foram se resfriando até formar uma superfície sólida como é o caso da Terra. Os movimentos principais que os planetas fazem são o de rotação e translação.

Os quatro primeiros planetas, incluindo a Terra, são formados por rochas em sua grande parte e são conhecidos como planetas rochosos, já os outros quatro planetas que ficam mais afastados do Sol, tem uma formação onde predominam os gases e são chamados de planetas gasosos.

De todos esses planetas o único que possui condições favoráveis para viver é a Terra, pois possui temperaturas que conseguem manter a água no estado líquido em boa parte da superfície.

A Via Láctea

No Sistema Solar completo, incluindo as estrelas locais que podem ser vistas em uma noite clara, forma um disco espiral de 200 bilhões de estrelas, e esse conjunto chamamos de Via Láctea. Existem duas galáxias próximas que podem ser vistas do hemisfério Sul, seus nomes são Grande Nuvem de Magalhães e Pequena Nuvem de Magalhães. Uma galáxia que também está próxima a nossa e que é muito maior é a Galáxia de Andrômeda. Por maior que pareça ser a nossa galáxia, principalmente se comparada ao tamanho da Terra ela é uma pequena porção em relação a imensidão do universo.