Publicado por Débora Silva

O processo de escrever um texto envolve diversas etapas. Primeiramente, temos que pensar sobre o assunto e organizá-lo na mente; depois, devemos refletir sobre a melhor maneira de passar as ideias para o papel. Mas o processo de escrever não para por aí! Após escrevermos o texto, é necessário iniciarmos uma revisão atenta, com o objetivo de evitar erros ortográficos, de coesão e coerência.

Neste artigo, daremos algumas dicas simples para que você possa revisar os seus textos depois de terminados.

Dicas para revisar o seu texto

A revisão é um processo muito importante, pois garantirá a qualidade de seu texto. Confira a seguir algumas dicas para deixar os seus textos sempre bem claros:

Ter o hábito de revisar os textos, além de melhorá-los, vai fazer você aprender com os erros cometidos

Fazer uma leitura do texto em voz alta ajuda a detectar passagens mal escritas (Foto: depositphotos)

Leitura rápida ao terminar o texto

Ao finalizar o seu texto, faça uma leitura rápida, a fim de detectar erros mais visíveis, ou para certificar-se que você conseguiu transmitir a ideia principal com a clareza necessária.

Atente-se aos parágrafos

Você já percebeu como é cansativo ler um texto em “bloco”? Textos sem parágrafos são difíceis de ler e acabam cansando os leitores. Por isso, sempre dê atenção aos parágrafos de seu texto.

Use frases curtas

Ao terminar de escrever o seu texto, uma boa dica é verificar o tamanho das suas frases. Se perceber que elas estão muito longas, tente reduzi-las, pois os parágrafos com frases de 3 a 4 linhas podem dificultar a compreensão do leitor, o que certamente prejudicará a qualidade final.

Veja também: Entenda o uso correto de ‘afim’ e ‘a fim’. E não se confunda mais

Verifique a pontuação

Os erros de pontuação são muito comuns e prejudicam bastante o entendimento do leitor. Por isso, é importante que você verifique atentamente a pontuação. Preste atenção aos parágrafos inteiros sem vírgulas, letras maiúsculas usadas de maneira errônea e falta de ponto final.

Leia o texto em voz alta

Ao lermos um texto em voz alta, ficamos ainda mais concentrados, o que facilita na detecção de erros e passagens mal escritas. Observe e pergunte-se se o texto está de acordo com as suas intenções e se todas as informações necessárias para a compreensão do texto estão presentes.

Atente-se à linguagem, coesão e coerência

Ao revisar o seu texto, também é importante ter em mente quem é o seu interlocutor. Pensar nas pessoas que vão ler o texto auxilia no momento de perceber se a linguagem está adequada. Além disso, é necessário reler o texto prestando atenção na coerência, isto é, procure observar se não existem ideias que entram em desacordo com o que foi escrito anteriormente no texto.

Viu como não é tão difícil verificar se o seu texto está adequado ao público? Lembre-se sempre que o hábito de revisar os seus textos após escrevê-los é muito importante!

Veja também: Potencialize o ensino do seu filho fazendo um roteiro de estudos

Veja mais!